Qual a diferença entre marketing e vendas?
Você já deve ter lido ou ouvido o ditado popular: “Nem tudo o que parece, é.” Essa frase é uma analogia perfeita para explicar que Marketing e Vendas não são a mesma coisa, mesmo que haja muita semelhança entre elas.
Afinal, ambas as atividades servem ao mesmo propósito que é garantir bons resultados em receita, imagem e relacionamento, sendo vitais para a sobrevivência da empresa.
Vou te explicar melhor e conceituar algumas coisas para que fique tudo mais entendível!
O que é Marketing?
Então, de acordo com a American Marketing Association: “O Marketing é uma atividade, conjunto de instituições e processos para criar, comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para os consumidores, clientes, parceiros e sociedade em geral.”
Marketing é um conjunto de estratégias, técnicas e ações com o objetivo de dar destaque para algo, seja um produto ou serviço. Quando bem utilizado, consegue atribuir mais valor para uma marca, gerando assim confiabilidade, bom relacionamento e receita!
O que é Venda?
A definição de VENDER, segundo o dicionário Michaelis é: “Alienar (um objeto) mediante certo preço; trocar por dinheiro, negociar e exercer a profissão de Vendedor.”
Vender é um processo com etapas, muitas vezes a venda lida diretamente com o atendimento a pessoas, ou seja, um bom atendimento é fundamental e por vezes pode ser o fator decisivo para efetuar uma compra. Vender também é gerar relacionamento.
Então a diferença entre Marketing e Vendas é:
O Marketing é o grande responsável pela captação, imagem e relacionamento! A sua missão é ajudar a empresa a atingir o seu objetivo (seja qual for).
Essa equipe faz um trabalho massivo de educação e insere desejos nas pessoas para amadurecer a ideia de compra através da comunicação nos mais diferentes canais.
Enquanto isso, vendas se sustenta no poder do conseguir, confiando aos vendedores o reforço para destacar os benefícios e vantagens do produto ou serviço.
Vender requer outras habilidades que não se encontram no marketing, mas que são essenciais para que um ciclo se complete com sucesso.
Aumente seu lucro unindo Marketing e Vendas
Agora que você já entendeu as diferenciações de ambos os times, deu pra perceber o quão importe são suas atividades individuais?
No final, ambos os departamentos jogam lado a lado, precisam estar bem alinhados para gerar crescimento e receita para sua empresa.
No Mercado Imobiliário, por exemplo, para que o lead se torne um cliente, essa união dos times de marketing e vendas é imprescindível.
Para isso, é preciso haver informação compartilhadas, reuniões de metas para que ambos estejam alinhados e com a mesma visão de conquista.
Defina uma estratégia de SLA
Essa é a sigla para Service Level Agreement, ou Acordo de Nível de Serviço.
Trata-se de criar mecanismos para que diferentes áreas da companhia atinjam os mesmos objetivos, caminhem juntas.
Como nem sempre os times de marketing e vendas estão unidos, essa estratégia estabelece responsabilidades, prazos, métricas e metas.
Todos os colaboradores envolvidos no processo ficam cientes de como agir e reportar alguma falha.
Assim, ficam mais fácil para o gestor da empresa avaliar o desempenho de ambas as áreas.
O que aprendemos até aqui…
Vimos que os apesar das semelhanças em suas atividades, marketing e vendas trabalham juntos, mas cada um tem a sua função.
Esses times precisam estar bem alinhados para conseguirem alcançar as metas do seu negócio.
É preciso metas claras e compartilhadas através de reuniões semanais, por exemplo, para que essa união faça sentido para os times.
Eles precisam trabalhar juntos e entender que o sucesso de um depende do outro. Com o sucesso dessa união o seu negócio sobe para outro patamar!