Transformação digital: veja o que é e os impactos
Big Data, cloud computing, internet das coisas, acesso remoto… São muitas as ferramentas tecnológicas que vêm inovando a maneira pela qual as empresas realizam seus processos e passam a lidar com seus clientes.
Como você pode perceber, a transformação digital não é mais um conceito para o futuro, mas sim uma realidade: as companhias que não se adaptam ficam para trás e não conseguem acompanhar o mercado.
Mas, afinal, será que você realmente sabe o que é transformação digital e quais são suas implicações no dia a dia de uma empresa? Se você ainda acha que se adequar significa apenas reforçar o time de TI, este post foi feito para você.
Assim sendo, conheça seus impactos e suas vantagens e acabe de vez com as dúvidas sobre o tema! Vamos lá?
Mudanças trazidas pela transformação digital
A transformação digital pode ser entendida como um processo em que mudanças estruturais são realizadas nas empresas e pelo qual elas investem em tecnologia para aumentar a produtividade dos colaboradores, modernizar seus setores e garantir uma melhor performance.
Logo, a transformação faz com que a tecnologia passe a ocupar um posto privilegiado na estrutura do negócio, alterando desde a cultura organizacional dos funcionários até a tomada de decisões e a forma de se comercializar produtos e serviços.
Nas companhias, modernizar seus processos implica em digitalizar documentos, informatizar serviços e acervos, apostar em softwares responsivos que permitam uma transição segura do analógico para o digital, investir no treinamento da equipe para que se adequem à nova cultura e, especialmente, focar na criação de uma boa experiência do cliente, fidelizando-o.
Impactos no relacionamento entre a empresa e seus clientes
Como você já pode perceber, transformar o empreendimento por completo significa muito mais que apenas digitalizar o acervo e deixar o serviço por conta da equipe de TI. Representa mudar a forma como a instituição encara seus processos internos e oferece seus serviços.
Nesse sentido, faz-se necessário pensar em atendimento online. Oferecer sites, blogs e redes sociais com conteúdos que atraiam o consumidor e deixem claro o domínio da empresa no ramo é significativo, assim como se mostrar disponível para tirar dúvidas ou resolver questões com rapidez.
A palavra de ordem da transformação digital é o dinamismo: toda instituição deve mirar em atender bem seus clientes, afinal, uma das melhores maneiras de se promover no mercado é ganhando avaliações e mensagens positivas de quem utiliza seus produtos ou serviços.
Modificações nos procedimentos internos das companhias
A transformação digital também muda o modelo do negócio e toda a sua gestão, já que faz com que os administradores pensem em estratégias que priorizem o digital desde sua concepção e refinem o entrosamento e a comunicação da equipe — motivo pelo qual repensar cargos e funções pode ser pertinente.
Além disso, para que haja uma real adequação ao que o mercado atual pede, é relevante automatizar tarefas para que os colaboradores possam focar em seu core business, acompanhar sua realização por meio de ferramentas online e tomar decisões baseadas em dados concretos.
Então, entendeu agora o que é transformação digital e quais são seus benefícios? Aproveite, assine nossa newsletter e não perca mais nenhuma dica sobre como melhorar a performance do seu negócio!