Afinal, o tráfego pago influencia no orgânico?
Essa é uma dúvida que paira na cabeça dos gestores e tomadores de decisão há algum tempo: será que o tráfego pago influencia positiva ou negativamente no tráfego orgânico de um website? A resposta técnica do Google para essa questão é que um não influência o outro, mas, como veremos ao longo deste post, essa questão é um pouco mais complexa do que isso.
O Google diz isso porque, de fato não há nenhuma influência direta de um sobre o outro. Isso significa que, se você investe em campanhas pagas, o Google não irá favorecer ou desfavorecer sua empresa nos resultados orgânicos — e esse é inclusive um dos princípios fundamentais do mecanismo de busca.
Contudo, existem outros aspectos que vão além da interferência direta do Google que acabam resultando sim em uma influência do tráfego pago no orgânico. Vamos entender um pouco melhor o que é cada um desses elementos e como eles se complementam?
O que são os resultados orgânicos?
Os resultados orgânicos são resultantes do ranqueamento feito pelo algoritmo do Google. A aparição não é cobrada, e o campo onde eles aparecem na página de resultados é diferente do campo de anúncios. Chamamos de SEO a estratégia que busca alcançar melhores resultados de forma orgânica.
Um ponto interessante de convergência é que, ainda hoje, o ranqueamento tem como base fundamental a utilização de palavras-chave e a riqueza de conteúdo das páginas. As campanhas de AdWords fornecerão excelentes relatórios de performance e competição em determinadas palavras-chave, de forma que você poderá otimizá-las para melhorar o resultado orgânico.
O que são os resultados pagos?
Os resultados pagos aparecem logo no topo da página de buscas, com uma cor diferente dos resultados orgânicos. Para eles estarem ali é preciso investir. O custo varia de acordo com a relevância, a quantidade de buscas e a concorrência de cada palavra-chave escolhida. Uma vantagem imediata é que o nome de sua empresa estará logo no topo da página.
Como o tráfego pago influencia o orgânico?
O tráfego pago é uma excelente forma de, em curto prazo, expor e aumentar a visibilidade da sua empresa. Estar visível para mais pessoas resulta em maior conhecimento da marca e, consequentemente, uma maior busca pela sua empresa. A tendência é que isso acabe gerando mais tráfego orgânico.
Caso você conte com uma boa estratégia de marketing digital e tenha bons conteúdos em seu site, os visitantes que vierem terão incentivos para voltar outras vezes. O número de visitantes que retornam ao site é importante para o ranqueamento do Google, afinal, se eles estão voltando é porque algo os agradou.
Essas influências não são provocadas diretamente pelo Google: é algo que podemos chamar de “influência residual”.
É possível utilizar ambas as estratégias?
Como pudemos ver, o tráfego pago acaba influenciando o orgânico, mesmo que isso não seja algo promovido diretamente pelo Google. Contudo, é importante ressaltar que essas estratégias acabam se complementando.
O SEO é uma estratégia que vai trazer bons resultados em médio e longo prazo. Já o tráfego pago é quase instantâneo: assim que você inicia uma campanha, ela começa a dar resultados em termos de acesso ao site, o que também é muito útil para campanhas rápidas e pontuais.
Portanto, o tráfego pago e uma estratégia de SEO se complementam. Utilizando-os em conjunto, você terá maior visibilidade, retorno e um bom mapeamento de concorrência e palavras-chave, o que é importantíssimo para a estratégia de SEO.
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