Saiba como escolher e produzir conteúdos para 4 canais online
Saber produzir conteúdo para canais online é essencial para estratégias de marketing digital. Isso porque é o conteúdo que vai permitir que a empresa seja encontrada pelos consumidores, estreite o relacionamento com seus clientes e eduque o mercado sobre as melhores soluções e estratégias.
Para que isso aconteça, o material apresentado tem que ser realmente útil e relevante para o cliente em potencial. Por esse motivo, é muito importante entender quem é sua persona, o que ela precisa e os canais onde está presente.
Quer saber mais sobre isso? Continue lendo!
Três principais pontos para a criação de conteúdos realmente relevantes
1. Crie sua persona
Entender quem é sua persona — personagem que representa seu cliente ideal — é o ponto mais evidente e importante, pois afeta diretamente todas as escolhas seguintes sobre o tema que será abordado, e os canais que deverão ser utilizados.
2. Saiba o que ela procura
Para saber o que sua persona quer, é preciso empatia. Colocar-se no lugar dos clientes vai ajudá-lo a entender quais são seus problemas, os assuntos que mais procuram e os temas pelos quais se interessam.
3. Descubra onde ela está
Saber em que canais a persona está presente vai direcionar o foco das suas estratégias, trazendo mais assertividade e resultados. Além disso, auxilia em relação aos formatos que os clientes preferem para consumir conteúdos.
Formatos de conteúdo para canais online
Cada canal de comunicação tem um formato de conteúdo diferente, seja texto, vídeo ou áudio. O que importa é usar o que mais se encaixa com o perfil da persona. Abaixo, você confere quatro deles:
1. Blog
O grande benefício do blog é facilitar que o público encontre a empresa por meio dos mecanismos de busca.
Para criar um conteúdo otimizado e de qualidade, no entanto, é preciso estar atento ao SEO — otimização para mecanismos de busca.
Além das palavras-chave do post, é preciso de um título chamativo, introdução envolvente, escaneabilidade do texto, intertítulos e uma conclusão com CTA (chamada para ação).
2. YouTube
O consumo de conteúdo em formato de vídeo aumentou muito por passar informações de forma fácil, direta e rápida.
Conteúdos que trazem dicas, tutoriais, reviews de produtos, palestras e até entrevistas com especialistas são riquíssimos para informar a persona e engajá-la.
3. Facebook
Diferente do que muitos pensam, o Facebook não serve apenas para divulgar conteúdos publicados em outras plataformas.
Para você gerar maior alcance em suas publicações, é interessante criar materiais originais: imagens com legendas curtas, lives (vídeos em tempo real) e vídeos publicados diretamente na rede social.
4. Instagram
Com certeza, você já deve ter ouvido que “uma imagem vale mais que mil palavras”, não é mesmo?
Por terem uma assimilação muito mais rápida que os textos, os conteúdos visuais acabam sendo mais consumidos. Por isso, apostar em imagens chamativas que tragam informação relevante é imprescindível.
Quanto mais informado um consumidor, mais confiante ele estará para comprar. Se sua empresa se compromete em ajudá-lo a solucionar problemas com conteúdos de qualidade, a probabilidade de comprar seus produtos e serviços são muito maiores.
É por esse motivo que é tão importante entender quais tipos de conteúdo para canais online devem ser produzidos. Assim, as estratégias se tornam mais assertivas e trazem resultados satisfatórios.
E então, nosso post foi útil para você? Se quiser acompanhar mais conteúdos como esse, assine nossa newsletter!