Você ainda não sabe o que é inbound marketing?
A popularidade do Inbound Marketing tem crescido cada dia mais no Brasil. Hoje, muitos empresários já entenderam que essa estratégia é indispensável para alcançar o sucesso no meio digital.
Para você ter ideia, segundo dados divulgados pela Hubspot, 58% das empresas brasileiras estão colocando estratégias de Inbound Marketing em prática. Demais, não é mesmo?
Se você ainda não sabe o que é, como funciona e quais são os principais benefícios do Inbound Marketing para as empresas, fique tranquilo! No post de hoje, listamos tudo que você precisa saber para ficar por dentro dessa estratégia. Confira!
Afinal, o que é Inbound Marketing?
Em termos gerais, podemos dizer que o Inbound Marketing é um conjunto de ações que, combinadas, buscam atrair voluntariamente os consumidores para o site da sua empresa.
Isso significa que essa estratégia é totalmente diferente do marketing tradicional, que tem como principal objetivo uma relação com os consumidores por meio de propagandas e interrupções — ou seja, que não são autorizadas pelo consumidor.
No Inbound Marketing, é a pessoa que procura a empresa, o que facilita — e muito — o processo de vendas, fazendo com que os negócios tenham mais sucesso no ambiente digital.
Como funciona essa estratégia?
A metodologia do Inbound Marketing funciona em cinco etapas. Para ter sucesso em cada uma delas, é necessário aplicar estratégias específicas. Confira as principais para cada uma:
- Atrair: marketing de conteúdo, search engine optimization (SEO), redes sociais e links patrocinados;
- Converter: criação de ofertas diretas e indiretas, landing page e otimização de conversão (CRO);
- Relacionar: e-mail marketing, automação de marketing, nutrição de leads;
- Vender: separação de leads, inbound sales e CRM;
- Analisar: web analytics e ferramentas de Inbound Marketing.
Quais os principais benefícios do Inbound Marketing?
São muitos os benefícios do Inbound Marketing para empresas, mas separamos os 3 principais para você entender a importância dessa estratégia para o sucesso do seu negócio.
Preparar os potenciais clientes
Como mencionamos nos tópicos anteriores, o Inbound Marketing facilita o trabalho do time de vendas, ajudando a fechar um negócio. Isso acontece porque os clientes chegam mais preparados até eles, sendo abordados exatamente no momento em que estão dispostos a comprar.
Por meio meio do marketing de conteúdo, SEO, redes sociais e os links patrocinados, por exemplo, sua empresa poderá nutrir os consumidores com informações relevantes, que os farão tomar uma decisão antes mesmo de chegar ao processo de venda.
Mensurar os resultados
Um dos grandes benefícios do Inbound Marketing é o poder de mensuração, pois essa façanha não era possível alcançar no marketing tradicional, com as propagandas em emissoras de TV, rádios, jornais, outdoors, etc.
Com as estratégias de Inbound, é possível saber quantas pessoas clicaram nos links, quais informações tiveram mais atenção dos usuários, quantos usuários estão em cada etapa do funil de vendas, entre outros dados.
Então, você ainda tem dúvida da importância do Inbound Marketing para o seu negócio? Se sim, fique tranquilo, temos mais um benefício que, diga-se de passagem, encanta qualquer empresário.
Reduzir os custos
Quando a sua empresa consegue otimizar o processo de venda, a redução dos custos é uma consequência normal de acontecer, sabe por quê?
Ao investir em Inbound Marketing, sua empresa tem menos gastos com os vendedores, que terão muito mais facilidade para vender, pois os clientes já estarão com as informações necessárias para finalizar uma compra.
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