Como manter o ranqueamento no Google mesmo com as atualizações?
A evolução na tecnologia digital fez as pessoas se acostumarem ao acesso à informação na ponta dos dedos. Em poucos cliques é possível ter a resposta para qualquer pergunta, a solução de problemas, e claro, os serviços e produtos ideais para atender suas necessidades. Nesse contexto, ter um bom ranqueamento no Google é essencial para qualquer empresa — inclusive a sua.
No entanto, fazer isso não é tarefa simples, pois constantemente a equipe da empresa norte-americana faz atualizações no buscador para melhorar ainda mais a experiência dos usuários e a qualidade dos resultados apresentados.
Ou seja, para ter uma boa estratégia não basta apenas investir nas melhores práticas de SEO. É fundamental também acompanhar de perto cada uma dessas atualizações. A intenção deste post, então, é justamente explicar como se manter atualizado e conseguir garantir um bom ranqueamento no Google mesmo com as mudanças.
Acima de tudo, o conteúdo
Não importa se você quer se posicionar bem na busca do Google ou se manter atualizado sobre as mudanças constantes no algoritmo: a solução sempre está no conteúdo. Afinal de contas, é acompanhando os sites que falam sobre marketing de busca que você se manterá sempre informado sobre as atualizações.
Por outro lado, é também a produção de conteúdo o principal recurso necessário para a manutenção de um bom ranqueamento no Google. No final do dia, mesmo com todas as boas práticas de SEO em dia, se o seu conteúdo não for de qualidade e relevante para o usuário de nada adianta todo o resto.
Vale sempre lembrar também que tudo isso deixa de ser uma preocupação no momento em que você contrata uma agência de marketing digital para auxiliar nesse sentido. São profissionais parceiros que vão usar todo o conhecimento e a experiência a favor da sua empresa.
Dicas para manter o bom ranqueamento
Pesquise palavras-chave
O primeiro passo para investir em uma estratégia de ranqueamento no Google é a pesquisa das palavras-chave. Ou seja, para quais termos buscados pelos usuários você deseja que o link do site da sua empresa seja exibido e bem posicionado nas buscas.
O próprio Google possui uma ferramenta de palavras-chave usada pelos profissionais que investem no AdWords para definir os termos dos anúncios. O segredo para uma estratégia de SEO eficiente é encontrar as palavras que combinem baixa concorrência e alta demanda de busca.
Otimize os títulos
O primeiro lugar em que a palavra-chave aparece em uma publicação focada em SEO é no título. A importância dele é evidente, já que quando o usuário faz uma busca é o título do link que vai mostrar do que se trata cada página. Levando em consideração que o Google tem como objetivo mostrar os resultados mais relevantes, se a palavra não está no título, portanto aquele link não é relevante.
Invista no link building
Link building é o nome dado para o trabalho de conquista de links para suas páginas, tanto internos ou externos. Os primeiros são aqueles que você insere dentro do próprio site, conforme achar conveniente. Já os segundos são os que direcionam tráfego de outros sites para o seu.
Otimize a meta descrição
A meta descrição, como o nome já diz, é um pequeno texto que descreve o conteúdo de cada página. Precisa conter a palavra-chave escolhida para aquela publicação, além de um tamanho limitado por conta do que é possível exibir nos resultados da busca. Ela não influencia no ranqueamento no Google, e por isso deve ser focada em descrever o conteúdo correspondente.
Manter um bom ranqueamento no Google não é uma tarefa fácil. É preciso muito esforço e conhecimento para tornar o SEO o diferencial da estratégia de marketing digital. Nós, da Noá Digital, podemos auxiliar sua empresa com esse investimento. Entre em contato conosco!