Como potencializar a presença online da minha marca?
O sonho de muitos empresários é potencializar a presença online da marca e fazer a diferença no mercado digital. No entanto, ainda não são todos que conseguem alcançar esses resultados nesse ambiente. Mas você sabe por quê?
Isso pode ocorrer por diversos motivos, mas um dos principais é a falta de investimento em estratégias digitais que possibilitam essa potencialização, o que acaba afetando diretamente a presença online da sua marca.
Você tem dúvidas sobre esse assunto? Então confira a seguir algumas dicas e estratégias para potencializar a presença online da sua marca com eficiência:
1. Conheça o seu público
O primeiro passo para ganhar visibilidade na internet é conhecer muito bem o seu público. Isso servirá de base para basicamente todas as práticas que discutiremos a seguir.
É conhecendo os problemas, necessidades e interesses do seu público que você consegue traçar estratégias mais alinhadas com os objetivos de negócio. Assim, suas ações serão mais direcionadas às pessoas certas e terão mais chances de atingir bons resultados.
Um método que pode ajudar nessa etapa é a definição da persona.
2. Seja ativo nas redes sociais
As redes sociais são parte essencial de uma estratégia de sucesso de uma marca na web. Além de serem canais de comunicação direta com o consumidor, estar presente em plataformas como Facebook, Twitter, Instagram e LinkedIn encoraja o engajamento com os usuários, fazendo com que eles tenham ainda mais confiança no seu negócio.
Para você ter ideia da importância das redes sociais, segundo dados divulgados pelo próprio Facebook, cerca de 3 milhões de empresas anunciam na ferramenta para atrair novos clientes. Essa é uma informação interessante que comprova a importância que os negócios dão a essa rede, que só cresce no mundo inteiro — são mais de 1,7 bilhões de usuários cadastrados!
3. Interaja com a sua audiência e receba feedbacks
É importante destacar que o uso das redes sociais não deve ser o único meio de interação com o seu público. Além de responder às dúvidas e comentários que surgirem nas redes — tanto positivos quanto negativos —, fique atento às mensagens privadas e aos e-mails.
Os feedbacks são extremamente fundamentais para o sucesso de sua empresa. É por meio deles que você conseguirá mensurar suas campanhas e estratégias, analisando o que está dando certo e o que precisa ser otimizado. Sendo assim, procure responder rapidamente e sempre de maneira solícita e educada.
Ao investir nessa comunicação com o cliente, sua organização terá mais credibilidade, potencializando sua presença online na internet. Interessante, não é mesmo?
4. Invista em anúncios online
Os anúncios online também podem ser ótimos aliados para potencializar a presença online da marca na internet. Com eles, é possível atingir um público que talvez não acesse o seu site, mas que certamente se interessa e busca por soluções ou produtos como os que você oferece no ambiente digital.
Por isso, não deixe de investir nos anúncios online do Facebook Ads e do Google AdWords: eles podem ajudar a sua empresa a alcançar melhores resultados e aumentar a presença online da marca.
5. Produza conteúdos relevantes
Quando sua organização passa a investir na produção de conteúdos relevantes — ou seja, em marketing de conteúdo —, a otimização da presença online da marca é uma consequência natural.
Segundo dados divulgados pela DemandMetric, o marketing de conteúdo é 62% mais barato que o tradicional e gera o triplo de leads. Isso significa que, além de otimizar a presença online, sua empresa conquistará novos clientes na internet.
6. Dedique tempo à gravação de vídeos
O vídeo é uma das mídias mais recomendadas devido à sua capacidade de transmitir mensagens de forma mais rápida, direta e humanizada.
O fato de haver um profissional em frente à câmera tratando de assuntos relacionados à sua área de atuação, demonstrando o funcionamento do seu produto/serviço, tirando dúvidas do público etc., tem o potencial de gerar uma conexão mais forte que um texto, por exemplo.
É por isso que vídeos no YouTube, Instagram e Facebook fazem tanto sucesso e apresentam altas taxas de engajamento.
7. Crie campanhas de e-mail marketing
O e-mail marketing é uma das práticas mais eficientes para converter usuários que demonstraram algum interesse no seu negócio em clientes.
Se você ainda não tem uma lista de e-mails, você pode começar a construir a sua com as chamadas páginas de captura (landing pages). Elas nada mais são que páginas web contendo informações sobre um produto/serviço ou oferta, em que o visitante pode cadastrar o e-mail para receber mais informações.
Você também pode oferecer um material com informações mais aprofundadas, como um e-book, com o requisito de que o usuário cadastre o endereço de correio eletrônico antes de baixar.
Ao nutrir uma base de leitores com conteúdos exclusivos e que são enviados diretamente para a caixa de entrada deles, você constrói um relacionamento com essas pessoas. À medida que perceberem o seu empenho em enviar informações de qualidade periodicamente, mais seguras elas se sentirão para fechar alguma compra. Isso porque elas já passaram com a sua empresa, pois vão enxergá-la como uma referência.
8. Otimize o seu site para mecanismos de busca
Investir na otimização do site da empresa para mecanismos de busca por meio de técnicas e estratégias de SEO (Search Engine Optimization) também é uma ótima prática para potencializar a presença online.
O objetivo aqui é conseguir o melhor posicionamento possível entre os resultados de busca de sites como Google, Bing e Yahoo, que são uma ótima fonte de tráfego — especialmente o Google, que domina mais de 90% do mercado mundial de buscas, de acordo com o StatCounter. Quanto mais próxima da primeira posição estiver a sua página, maior será a probabilidade de os usuários a acessarem.
9. Tenha um site responsivo
Se você quer alcançar melhores resultados na internet, investir em um site responsivo é uma obrigação: desde 2015, o Google passou a dar prioridade para sites com design responsivo por conta do crescimento do número de acessos por meio de smartphones e tablets.
Isso significa que, se a sua empresa não tiver um site compatível com dispositivos móveis, ela muito provavelmente perderá posicionamento nas ferramentas de busca que já dão prioridade para os websites que utilizam a responsividade e oferecem uma boa experiência para os seus usuários.
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