Por que uma estratégia de marketing focada na persona traz resultados?
Precisa segmentar seu público-alvo para expandir o seu negócio e não sabe como? Pois saiba que esse é um post feito especialmente pra você!
Quem segue as tendências de marketing já sabe que o Inbound Marketing é a metodologia com os resultados mais eficientes do mercado. Por meio de estratégias de marketing de conteúdo, você atrai os clientes para o seu empreendimento ao invés de correr atrás deles.
Para que isso funcione, no entanto, é preciso identificar exatamente quem é o seu potencial cliente ideal e construir uma estratégia de marketing focada nessa persona. No post de hoje, mostraremos a você como montar essa estratégia. Acompanhe!
Qual a importância do marketing para o sucesso de uma empresa?
Ter um produto de excelente qualidade e que atenda às demandas e aos desejos do consumidor não é suficiente para aumentar as suas vendas. Isso porque o pressuposto para alguém comprar o seu produto é saber que ele existe.
Anunciar não basta: é preciso um anúncio específico para cada etapa do funil de vendas, segmentado para o público-alvo ideal, inserido nos locais (físicos e/ou digitais) de mais empatia com o consumidor e no momento certo em que o seu cliente está apto para comprar.
Apesar de óbvio, contar ao público que você tem algo para vender não é simples. É tarefa para especialistas, é serviço para o marketing. O marketing é essencial para conquistar clientes e fortalecer o seu negócio.
Crie um planejamento de marketing para o seu empreendimento deixando bem definido qual o objetivo a ser alcançado em sua campanha publicitária. Segmente o público-alvo de uma maneira inovadora: criando uma persona.
O que é uma persona?
Uma persona é uma representação semi fictícia do cliente ideal para a sua empresa. Em outras palavras, você vai criar um personagem que represente o público que a sua marca quer atingir com aquela estratégia de marketing.
Você deve estar se perguntando: para que serve uma persona? Para direcionar e adequar a produção e divulgação de seus produtos. Ou seja, quando a sua empresa for produzir as peças de conteúdo, ela o fará pensando em quem vai ler as suas postagens.
O que é necessário fazer para definir uma persona?
Você pode começar por uma pesquisa interna em seu banco de dados e identificar quais os dados objetivos que você já tem em mãos, como sexo e faixa etária.
Depois, faça uma pesquisa a respeito das características comuns entre os seus clientes. Experimente fazer perguntas de predominância para o seu público, como:
- Qual seu nível de escolaridade?
- Que tipo de trabalho você exerce?
- Quais são os seus objetivos pessoais? E profissionais?
- Por que você compra o meu produto?
A partir desses dados, monte a sua persona como um resumo de todas essas informações. Veja o exemplo:
Vamos supor que você tenha uma empresa que venda softwares relacionados ao sistema tributário. Para vender seu produto, você montou a sua persona: o Flávio.
- primeiras informações: Flávio, 35 anos, formado em administração, dono de uma empresa de pequeno/médio porte;
- dados pessoais: casado, tem um filho pequeno e dificuldades para conciliar o tempo entre o trabalho e a família;
- como navega na internet: se atualiza profissionalmente por meio de pesquisas no Google e gosta muito de interagir pelo Facebook;
- problemas profissionais: apesar de estar com a empresa há 5 anos, ainda tem dificuldades com o sistema tributário;
- objetivos profissionais: quer entender melhor o assunto para ficar em dia com os impostos e não perder dinheiro com multas. Procura por uma solução tecnológica para solucionar seu problema.
A partir do perfil de Flávio, você vai determinar uma estratégia de marketing focada na persona. Utilize uma linguagem adequada e foque as publicações tanto no blog de sua empresa quanto no Facebook. A solução tecnológica que ele precisa será exatamente o software que a sua empresa comercializa!
Ao definir a persona de sua campanha publicitária, foque as suas ações de marketing nela.
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