Palavras-chave: qual o segredo para conquistar uma boa posição no Google?
Existe uma série de estratégias e técnicas para conquistar uma boa posição no Google. Mas uma das ações mais importantes para destacar o seu site entre os resultados das buscas é fazer uma pesquisa de palavras-chave adequada.
Quer entender por que esses termos são tão importantes para você obter um melhor rankeamento no Google e quais são as melhores práticas para alcançar esse objetivo? Continue lendo este artigo!
Qual a importância das palavras-chave para as buscas?
Quando um usuário faz uma procura no Google, o objetivo do buscador é entregar os resultados mais pertinentes possíveis, de acordo com os termos de busca usados. Isso significa que, para aparecer entre as primeiras posições, o site do seu negócio precisa ter conteúdo relevante e relacionado ao que foi pedido na pesquisa.
Mas como o Google sabe sobre qual assunto uma página web trata?
É aí que entram as palavras-chave. Trata-se de termos individuais ou expressões que têm a ver com o seu negócio e por meio dos os quais você deseja que o seu público lhe encontre.
Elas estão presentes ao longo da página e, juntamente com seus sinônimos, ajudam a dar valor semântico ao conteúdo. Isso permite que o mecanismo de busca compreenda melhor o tema daquele material.
Porém, é preciso ter atenção. O ato de repetir as palavras-chave excessivamente — também conhecido como keyword stuffing — é encarado como spam pelo Google, que pode penalizar o seu site (prejudicar o seu posicionamento) ou até bani-lo dos resultados, em casos mais graves. O correto é utilizá-las de forma natural, sem exageros.
Como descobrir as melhores palavras-chave para o seu site?
Agora que já entendemos a importância das palavras-chave, vamos ver algumas técnicas que auxiliam na hora de descobrir quais são os melhores termos para incorporar ao seu site?
1. Planejador de palavras-chave do Google
O planejador de palavras-chave é, originalmente, um recurso do Google AdWords. Portanto, é necessário ter uma conta nessa plataforma para usá-lo.
Ao fazer login na ferramenta, selecione “Procurar novas palavras-chave usando uma frase, um website ou uma categoria”. Depois, insira um termo relacionado ao seu negócio no campo “Seu produto ou serviço” e clique em “Obter ideias”.
O sistema mostrará uma tabela, listando ideias de palavras-chave, a média de pesquisas mensais de cada uma delas, a concorrência e outros dados. Aqui, vamos nos concentrar apenas nas expressões sugeridas e na média de pesquisas mensais.
A média de pesquisas mensais mostra a faixa do volume de buscas para cada um dos termos apresentados. Esse indicador ajuda a dar uma ideia do quão popular uma palavra-chave é. Perceba que expressões mais curtas — como “marketing digital” — costumam ter um maior volume de buscas, já que são mais abrangentes. Elas são conhecidas como head tail.
Já as palavras-chave mais longas — como “agencia marketing digital salvador” — refletem melhor a intenção do usuário. Apesar de terem uma menor média de pesquisas mensais, elas são usadas por pessoas que, provavelmente, já sabem melhor o que realmente procuram.
Por se tratar de um público mais qualificado, é nessas palavras-chave (conhecidas como long tail) que devemos focar. Além disso, as chances de conseguir posicionar o seu site para termos do tipo são mais altas do que para os head tail. Portanto, o ideal é escolher expressões long tail e que tenham uma média de pesquisas mensais razoável.
2. Ferramentas de sugestão de palavras-chave
Outra opção para conseguir sugestões de palavras-chave são ferramentas como Keywordtool.io ou Ubersuggest. Normalmente, elas oferecem mais ideias de termos do que o planejador do Google, apesar de não mostrarem dados sobre o volume de buscas — apenas a versão profissional do KeywordTool tem essa funcionalidade.
3. Google Analytics e Google Search Console
O Google Analytics (GA) e o Google Search Console (GSC) são mais duas ferramentas importantes. Ambas fornecem as palavras-chave digitadas na busca pelos usuários que chegaram ao seu site por meio do Google.
No GA, o relatório com essa informação está em “Aquisição” > “Campanhas” > “Palavras-chave orgânicas”. Note apenas que o termo “(not provided)” não é, de fato, uma palavra-chave. Trata-se de uma política de privacidade do Google para não mostrar as expressões pesquisadas por usuários que estavam com sua conta logada.
Para contornar o problema, você pode utilizar outra ferramenta do próprio Google: o Search Console. Lá, existe a opção “Tráfego de pesquisa” > “Search Analytics”, que exibe todas as palavras-chave responsáveis por levar usuários para o seu site em determinado período. A desvantagem é que o GSC só permite visualizar dados dos últimos 90 dias.
4. Busca interna do seu site
Se há um campo de busca dentro do seu site, você pode configurar o Google Analytics para mostrar quais termos os visitantes estão utilizando em suas pesquisas. Trata-se de um recurso interessante, pois é possível perceber quais são os assuntos que as pessoas esperam encontrar no endereço, mas nem sempre conseguem.
Para habilitá-lo, basta ir até a guia “Administrador” (roda dentada) e, em “Vista de propriedade”, selecionar “Visualizar configurações”. Então, no campo “Parâmetro de consulta”, insira o critério que o seu site utiliza para fazer uma busca interna e clique em “Salvar”. Para descobrir qual é esse padrão, basta fazer uma busca no seu site e verificar o endereço URL.
Se você fizer uma busca com o termo “teste”, por exemplo, e o endereço que aparecer for “www.seusite.com.br/?s=teste”, o seu parâmetro de consulta é “s”. Quando quiser consultar as expressões utilizadas pelos usuários na busca interna, vá até a guia “Comportamento” > “Pesquisa interna”.
É importante usar uma planilha para organizar as ideias de palavras-chave e priorizá-las quando for otimizar o seu site. Todas as ferramentas listadas aqui têm funcionalidades de exportação de dados, o que torna a tarefa muito mais fácil.
Com os recursos apropriados, uma boa pesquisa de palavras-chave e a criação de conteúdo de qualidade, seu site terá ótimas condições para aparecer entre as primeiras posições nas buscas.
Agora, queremos saber o que você achou do nosso artigo. Curtiu nossas dicas para conquistar uma boa posição no Google com o uso de palavras-chave? Gostaria de compartilhar alguma ferramenta que não listamos aqui? Deixe o seu comentário!