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Otimizar a experiência do usuário: entenda por onde começar

 em Marketing Digital

Uma boa experiência do usuário consiste na soma de uma série de elementos que garantem um melhor contato do público com a sua empresa. É algo extremamente importante para os seus resultados, já que significa facilitar os meios que seus potenciais clientes possuem para comprar de você.

No entanto, é bastante comum ver empresas de diversos mercados falhando quando o assunto é experiência do usuário. São marcas que deixam seus sites abandonados, com processos ineficazes e não se preocupam em melhorar. Não deixe que isso aconteça com você.

Para garantir bons retornos em suas iniciativas, é necessário atuar em diversas frentes do seu negócio quando o foco é experiência do usuário. Você tem que pensar como se fosse seu cliente e documentar todas as dificuldades que encontrar no processo de compra e uso do seu produto.

Conheça a seguir os melhores caminhos para otimizar a experiência do usuário em sua empresa:

Tenha um layout responsivo

O site da sua empresa só funciona corretamente se acessado a partir de computadores? Então, é necessário fazer mudanças urgentes. Afinal, mais da metade do tráfego de internet vem de dispositivos móveis. Se os seus recursos não funcionam no smartphone, está contribuindo para uma péssima experiência do usuário.

Só que ter um layout responsivo não envolve apenas respeitar o tamanho da tela do usuário. Você precisa garantir que todas as funções do site funcionem adequadamente, sem restringir nenhuma delas. Pense também em otimizar imagens e código, já que muita gente pode acessar seus serviços a partir de um plano de dados limitado.

Simplifique seus processos

Se o objetivo é atrair cada vez mais clientes, não faz sentido dificultar o processo de compra ou contratação dos seus serviços. Para isso, é necessário garantir que o site e as demais interfaces sejam fáceis de navegar e compreender. Se o visitante achar tudo muito complicado, dificilmente voltará.

Para isso, experimente visitar o seu próprio site como se fosse um cliente. Tente chegar até a compra do produto e tome nota de todas as dificuldades que encontrar. Esse processo não deve ser complexo; pelo contrário: tem que ser possível comprar de você com poucos cliques.

Faça testes A/B

Pode ser que você não tenha total segurança a respeito de muitas das mudanças feitas até aqui. Não há problema! A melhor forma de ter certeza de que você está no caminho certo é fazendo experimentos. Use os testes A/B para contabilizar os resultados de determinados ajustes nos seus layouts e abordagens e saber quais decisões conseguem trazer melhores retornos.

Diversos canais de divulgação da sua empresa podem realizar testes A/B, desde o seu site até peças de marketing como e-mails e anúncios. É importante definir bem quais são as variações experimentadas e documentar os resultados para sempre poder consultá-los no futuro.

Considere cada uma dessas dicas e comece a estruturar um plano focado em experiência do usuário. Quanto mais positivo for esse contato, melhor será para os seus resultados. Além disso, lembre-se de que esse é um esforço que precisa ser contínuo. Fique sempre de olho nas principais inovações da área.

Quer ajuda para planejar e executar a melhor estratégia em sua empresa? Basta entrar em contato conosco!

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