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Métricas de vaidade: quais números realmente importam na estratégia?

 em Marketing Digital

Com a concorrência online cada vez mais acirrada, os empreendedores precisam traçar estratégias e identificar oportunidades para aumentar as vendas, buscando sempre uma posição de referência no mercado.

Para otimizar seus recursos e fazer um bom gerenciamento, porém, é necessário acompanhar o desempenho de cada ação tomada, verificando a eficiência e corrigindo as ações quando necessário. Nesse sentido, é fundamental ter cuidado com as métricas de vaidade e não tomar decisões importantes utilizando-as como base.

Quer saber quais números realmente ajudam na construção de boas estratégias? Veja as dicas que listamos para você:

O que são métricas de vaidade

As métricas de vaidade são dados incapazes de gerar uma avaliação direta do resultado. Vamos a um exemplo? Imagine que você traçou uma meta de aumentar a venda online em 15%, em 2 meses, usando recursos das redes sociais. Para isso, você investiu em diferentes pontos, criando conteúdos relevantes, divulgando nas plataformas e patrocinando as campanhas.

Para saber se seus recursos estão apresentando os resultados esperados, é preciso definir indicadores-chave (KPIs) que terão influência direta no seu objetivo. Porém, algumas métricas não conseguem mostrar o desempenho — métricas de vaidade.

Nesse exemplo, durante o período estabelecido, se você acompanhar o faturamento, tráfego do site, número de novos clientes e número de pedidos, você terá possibilidades de avaliar o desempenho do seu investimento. Esses dados são KPIs, ou seja, são indicadores importantes para o seu objetivo e você pode otimizar sua campanha a partir deles.

Porém, pense agora no número de curtidas do Facebook, por exemplo. Esse dado sozinho consegue explicar o aumento ou não das vendas? Não consegue.

O número de curtidas nas páginas das redes sociais é um exemplo de métrica de vaidade. Afinal, uma pessoa pode curtir a página e não ter nenhum interesse nas soluções apresentadas. Então, você não pode tomar decisões com base nesse número.

A importância de diferenciar KPIs e métricas de vaidade

Qualquer estratégia traçada representa um investimento. Talvez até não precise de investimento financeiro, mas com certeza demanda tempo de planejamento e execução. Então, é preciso acompanhar o desempenho e criar planos de otimização, alterando o que for preciso.

Os dados servem como base de tomadas de decisão. No exemplo que criamos anteriormente, se o tráfego do site não aumenta após o impulsionamento das campanhas nas redes, significa que o trabalho não está atraindo os consumidores, sendo necessárias alterações.

Então, esse dado serve de embasamento. Porém, as métricas de vaidade não conseguem dar esse auxílio. Por isso, é muito importante identificar o que realmente importa. Para tanto, você deve definir o seu objetivo e analisar tudo aquilo que tem influência direta no resultado. O que tiver, deve ser controlado.

Exemplos de métricas de vaidade e KPIs

Para ficar claro, vamos dar exemplos:

Métricas de vaidade

  • número de curtidas ou seguidores nas redes sociais;
  • número de downloads de aplicativos;
  • visualizações de vídeos.

Muitas pessoas controlam esses dados por ego e acham que são importantes. Ter uma página no Facebook com alto número de curtidas é legal, mas não apresenta resultados. Além disso, elas podem ser manipuladas.

Outro ponto é que um like no Facebook ou uma visualização de um vídeo no YouTube não geram dados de contato para a empresa. Então, aquele usuário não representa um lead qualificado.

KPIs

  • faturamento;
  • número de pedidos;
  • tráfego no site;
  • ticket médio;
  • taxa de conversão;
  • retorno sobre o investimento.

Todos esses indicadores têm potencial para embasar uma decisão. Eles devem ser utilizados para direcionar os recursos em busca de aproveitar melhor as oportunidades.

O retorno sobre investimento, por exemplo, pode definir qual estratégia tem melhor resultado e deve ser priorizada. A taxa de conversão mostra o resultado de uma alteração no site. O ticket médio demonstra o perfil de consumo dos clientes. Ou seja, possibilitam análises importantes para o negócio.

Como vimos em nosso artigo, as métricas de vaidade não devem ser utilizadas para acompanhamento das estratégias. Elas não trazem análises importantes e não causam influência nos resultados. É preciso avaliar o que realmente é fundamental e acompanhar. Dessa forma, as decisões serão embasadas e as estratégias mais eficientes.

E você, conhece outras métricas de vaidade que não citamos aqui? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Conte pra gente nos comentários do post e participe!

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