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Long tail e head tail: como aplicar em estratégias de mídia paga e orgânica?

 em SEO

Uma boa escolha de palavras-chave é essencial na elaboração de uma estratégia de marketing digital. São elas que orientam o conteúdo produzido e, quando bem escolhidas, geram informações valiosas para o público da empresa e melhor retorno de investimento.

Mas você sabia que combinar bem termos long tail e head tail pode tornar sua estratégia ainda mais eficaz? No post de hoje, falaremos sobre esses tipos de palavras-chave, suas diferenças, aplicações e vantagens. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Diferenças entre as palavras-chave long tail e head tail

Ao definir as palavras-chave relevantes para uma estratégia de marketing digital, deve-se levar em conta possíveis termos de pesquisa que serão empregados pelo público para encontrarem a página da empresa. Esses termos podem dizer respeito ao ramo de negócios da organização ou ao problema que ela se propõe a resolver.

De uma forma ou de outra, uma estratégia digital cuida de fornecer à companhia visibilidade nas pesquisas de termos ligados a ela, bem como autoridade nos assuntos que pretende abordar.

A palavra-chave head tail é aquela que descreve de modo mais genérico o assunto abordado pela empresa em seu conteúdo, como “marketing digital”, “roupas esportivas” ou “cozinha italiana”. É o modo mais fácil de descrever a área de atuação do negócio.

Por outro lado, as palavras long tail são variações e especificações das head tail, visando delimitar algo dentro do assunto ou posicionar a empresa em um nicho. Exemplos: “marketing digital para dentistas”, “onde comprar roupas esportivas” ou “curso online de cozinha italiana”.

Long tail e head tail na prática

Palavras-chave head tail, por serem mais abrangentes, possuem um volume de buscas muito maior. Isso ocorre porque várias pessoas, com diferentes finalidades, pesquisarão constantemente por aquele termo.

Assim, inserir palavras-chave head tail em conteúdos e em locais estratégicos do site de sua empresa é importante para galgar seu lugar em páginas de buscas de termos mais gerais, muito mais acessadas. É um modo de, organicamente, atingir um maior número de pessoas e atrair maior tráfego.

Por outro lado, as palavras long tail descrevem melhor o que sua empresa pode oferecer, sobretudo se atua em um nicho de seu mercado. Assim, produzir conteúdo destacando essa condição e lançar anúncios com essas palavras-chave é uma ótima forma de promover a empresa de modo mais próximo às necessidades de seu público.

Vantagens de utilizar cada uma

Utilizar palavras-chave head tail, como mencionamos, leva sua empresa a um espaço em que estará bastante visível: as páginas de busca de termos genéricos.

Como a busca é alta, a concorrência também será alta, gerando maior exigência para se destacar como um resultado em pesquisas assim. Os primeiros passos são, necessariamente, a produção constante de conteúdo relevante e otimizar a página para mecanismos de pesquisa.

Combinar palavras-chave head tail com long tail, por outro lado, é um plano de ação mais seguro.

Ao definir os detalhes de seu negócio já na palavra-chave, você aproxima o resultado da expectativa do visitante ao fazer a pesquisa. Em vez de investir no head tail “cozinha italiana” visando atrair novos alunos para seu curso, um conteúdo com long tail “curso de cozinha italiana” será mais eficiente.

Um conteúdo com palavras-chave long tail tende a ter muito menos visualizações, mas possui um índice de conversão maior, por levar ao usuário algo mais próximo do que ele está buscando. Portanto, são ideais para campanhas de mídia paga, especialmente em mecanismos de busca.

Utilizar long tail e head tail na decisão de palavras-chave de sua estratégia, portanto, otimiza os investimentos com suas ações de mídia paga e orgânica. Enquanto um termo head tail terá anúncios mais concorridos e caros, um long tail tende a custar menos e apresentar melhor retorno.

Por outro lado, a produção de conteúdo com um termo head tail é a oportunidade para dar visibilidade ao negócio e atrair visitantes organicamente.

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