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KPIs de marketing digital: conheça os 3 mais importantes

 em Marketing Digital

O marketing digital é uma área que cresce cada vez mais e já é uma realidade para praticamente qualquer empresa que deseja ter melhores resultados em vendas. No entanto, há um ponto que diferencia as marcas bem-sucedidas daquelas que não atingem a performance esperada na internet: a mensuração.

Entendida por muitos como o grande diferencial das campanhas on-line, a mensuração é o que vai nortear todo o trabalho de uma estratégia bem-sucedida de comunicação na internet. Sabendo disso, hoje nós separamos, neste post, um pequeno guia com os principais KPIs de marketing digital para sua empresa. Confira!

O que são KPIs de marketing digital?

Para garantir o entendimento, vamos primeiro definir o que são esses tais KPIs de marketing digital. KPI é uma sigla que significa Key Performance Indicator, ou, em português, Indicador Chave de Performance. Basicamente, são números que servem para medir a eficácia de ações ou campanhas em relação aos objetivos traçados pela organização.

Você deve estar pensando: mas isso são as métricas, certo? Errado. Há uma diferença entre métricas e KPIs. Enquanto um KPI é um número estratégico que impacta diretamente na estratégia da empresa, uma métrica é apenas algo que pode ser medido.

Podemos dizer que existem muito mais métricas do que KPIs. No momento em que uma delas passa a ser estratégica para o plano de negócio da empresa, ela deixa de ser uma métrica e passa a ser um KPI.

Quais são os 3 KPIs de marketing digital mais importantes?

ROI

Esse é um KPI diretamente relacionado ao retorno financeiro das iniciativas. É uma sigla que vem do inglês, Return On Investment, ou Retorno Sobre o Investimento. Ele mostra para o empresário quanto a empresa está tendo de retorno a partir de cada R$ 1 investido na estratégia de marketing digital.

Seu cálculo é feito a partir da subtração do total de receita obtido menos o valor do investimento, dividido novamente pelo valor investido (Receita – Investimento/Investimento). Pode ser calculado para uma ação específica, como uma campanha de mídia, para cada um dos canais de marketing ou para a estratégia como um todo.

Taxa de conversão

Toda vez que você investe em uma iniciativa de marketing digital, deseja que os usuários visitem seu site e cumpram uma ação, como o clique em um botão, o preenchimento de um cadastro ou uma compra propriamente dita. Para mensurar a efetividade da campanha no cumprimento dessa ação, você utiliza a taxa de conversão.

Basicamente, ela vai mostrar qual o percentual de visitantes do seu site que, de fato, executou aquela ação pretendida. Para calcular a taxa de conversão e chegar ao percentual, é preciso dividir o total de vezes que a ação foi cumprida pelo total de visitas à página.

Custo por lead

Um lead é uma pessoa que se interessou pelo que sua empresa oferece e, por isso, deixou alguns dados de contato ao visitar seu site. Resumindo, é um cliente em potencial. Saber quanto você investiu para trazer esse usuário até o seu site é fundamental para a análise da eficiência da sua estratégia.

O custo por lead é, dentre os KPIs de marketing digital, aquele que serve justamente para medir o valor do investimento para trazer cada novo prospect para a organização. Para chegar até o valor, é necessário dividir o valor do investimento pelo número de leads gerados em um período determinado.

Entender o que são e acompanhar os KPIs de marketing digital é um trabalho fundamental para qualquer empresa que deseja melhorar os resultados das suas campanhas. Transforme esse acompanhamento em um processo diário e você verá os insights de melhorias que surgirão a partir da análise. Ah, e se ficar alguma dúvida sobre o assunto, é só deixar o seu comentário.

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