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Funil de vendas: descubra a importância dele na sua estratégia

 em Inbound Marketing

As empresas estão sempre em busca de informações relevantes que possibilitam planejar e entender o funcionamento da jornada de compra do usuário. Nesse contexto, o funil de vendas se revela um importante aliado no processo de negociação.

No post de hoje, explicaremos a você o que é e qual é a importância do funil de vendas para a sua estratégia? Acompanhe!

Afinal, o que é funil de vendas?

O funil de vendas pode ser definido como um conjunto de etapas que dão suporte à jornada de compra dos consumidores.

Os funis devem ser previsíveis, de modo que o planejamento e a tomada de decisão quanto à aquisição de clientes sejam facilitados. Diversos benefícios podem ser obtidos a partir dessas ações.

Quais são os seus benefícios?

Trabalhar com o funil de vendas permite planejar cada etapa da jornada para que o lead seja cada vez mais educado, diminuindo o período do ciclo de venda.

Além disso, a ferramenta garante que as áreas de marketing e de vendas trabalhem em conjunto, fazendo com que a aquisição do cliente seja um processo mais eficiente.

Entre as principais vantagens, podemos citar:

Melhor avaliação da equipe

Como cada etapa pode ser avaliada separadamente, é possível identificar as principais dificuldades dos vendedores e entender eventuais discrepâncias entre eles. Assim, os vendedores saberão onde é preciso se empenhar para melhorar os resultados.

Novas oportunidades de negócio

Com a utilização do funil de vendas, ficará claro quais são as reais chances de efetuar cada venda. Além disso, com os dados dos leads, é possível entender se há necessidade ou oportunidade para oferecer novos produtos e serviços, ampliando seu negócio.

Como funciona?

A jornada da compra representa as três fases que o cliente passa até adquirir algum produto ou serviço. São elas:

Topo de funil: conhecimento

Em um primeiro momento, o comprador ainda não entendeu que possui um problema ou que é possível maximizar seus resultados. Nessa etapa, é importante despertar interesse com conteúdos que o levem a perceber a dificuldade existente.

Meio de funil: consideração

Nesse estágio, o comprador já entendeu que possui um problema e procura uma oportunidade para solucioná-lo. Ele deseja obter mais informações a respeito de um assunto e descobrir como resolver suas dificuldades.

Aqui, o consumidor já começou a pesquisar algumas formas de solucionar seu problema e já avalia as alternativas oferecidas.

Fundo de funil: decisão

O consumidor começa a comparar cada uma das opções disponíveis, refletindo sobre qual resolverá especificamente o seu problema. É importante demonstrar os diferenciais das soluções oferecidas por você.

Como aplicá-lo na minha estratégia?

O primeiro passo para começar a utilizar o funil de vendas é criar conteúdo diferenciado para os leads em cada fase do funil. Veja algumas sugestões:

Topo do funil

Para o topo de funil, crie conteúdo para demonstrar para sua persona um problema. As publicações devem ser de amplo acesso e gerar curiosidade para o leitor. Lembre-se de utilizar imagens chamativas.

Use mídias sociais como Facebook, Twitter e Instagram para divulgar o que foi criado e crie uma newsletter para levar o lead para a próxima fase do funil.

Meio do funil

Apresente soluções para a persona. Porém, evite falar da sua empresa.

Nesse momento, capture o máximo de informações possível, a fim de iniciar um relacionamento mais próximo com o cliente e sanar todas dúvidas. Para isso, disponibilize e-books para download: o cliente terá acesso após inserir seus dados.

Com relação às postagens do blog, elas devem levar em consideração que o lead já possui informações básicas sobre o tema.

Fundo de funil

Utilize histórias e depoimentos de clientes satisfeitos com os serviços prestados e como as vidas deles foram afetadas. Os cases possuem peso considerável na tomada de decisão.

Além disso, utilize webinars (conferência virtual) para retirar as dúvidas e medos persistentes.

Entendeu o que é funil de vendas e qual é a importância dessa ferramenta para a sua estratégia? Então compartilhe este post em suas redes sociais e ajude mais pessoas a ficarem por dentro do assunto!

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