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Gestão de redes sociais: aprenda a lidar com comentários negativos no Facebook

 em Marketing Digital

Uma gestão de redes sociais eficaz é essencial para a boa atuação de uma marca na Internet. Estar presente no Facebook deixou de ser opcional para se tornar obrigatório em diversos mercados diferentes. Uma postura estratégica nessas plataformas é muito importante.

As pessoas já se acostumaram a usar esses espaços para se comunicar com as empresas, inclusive quando querem criticá-las. Lidar com comentários negativos é algo que faz parte da realidade de quem trabalha com redes sociais e a reação, nesse caso, precisa ser bem planejada. Qualquer deslize na abordagem pode prejudicar a imagem da sua marca.

Como você costuma administrar comentários negativos na sua gestão de redes sociais? Não é uma boa ideia ignorá-los ou enviar uma resposta irritada. Além de necessitarem de uma atenção especial de sua empresa, eles também podem oferecer benefícios para a sua estratégia.

Veja, a seguir, todos os passos que você precisa observar ao lidar com comentários negativos no Facebook em sua gestão de redes sociais. Continue a leitura!

Monitore suas interações

Parte de saber como reagir a comentários negativos envolve ter mecanismos para detectá-los. Se a sua gestão de redes sociais não dispõe de uma ferramenta que ajude nisso, você pode estar deixando passar uma série de interações decisivas.

Pior do que um simples comentário negativo é um que você não tem nem ideia de que recebeu. Em todos os casos, é necessário estar por dentro de tudo o que é dito para a sua empresa e sobre ela.

Mantenha a calma

Um comentário negativo no perfil da sua empresa não é o fim do mundo. Ele requer uma postura profissional da sua parte, então, vale a pena tirar um tempo para se acalmar e pensar melhor. Ao agir de maneira impulsiva, as chances de cometer erros aumentam consideravelmente.

Uma reação descabida sua pode ser imensamente prejudicial à sua marca, certamente bem mais do que um simples comentário negativo. Lembre-se dessa possibilidade antes de deixar a raiva tomar conta da sua gestão de redes sociais.

Aprenda com as críticas

Toda forma de feedback é bem-vinda, inclusive comentários negativos. Você pode aprender muito com eles, já que um dos fatores mais importantes da gestão de redes sociais consiste em obter informações valiosas da percepção do público sobre sua marca e produtos.

Um comentário negativo pode ser uma crítica altamente relevante para o seu modelo de negócios e decisiva para você melhorar seus resultados. Nem sempre elas serão construtivas, mas mantenha o radar ligado em busca delas.

Foque na solução

Observe atentamente os comentários negativos que a sua empresa receber. Eles trazem alguma oportunidade de oferecer uma solução a quem está reclamando? Em caso positivo, não invente barreiras e estreite a distância do seu público até o que ele precisa.

Cada vez mais, a concorrência aumenta em todas as áreas. Não faz sentido dificultar o contato do seu cliente com sua empresa, já que isso somente vai contribuir para uma experiência ruim. Busque sempre trazer soluções concretas.

Uma gestão de redes sociais de qualidade é essencial para qualquer empresa que queira ser relevante no atual cenário do mercado. Isso significa não só compreender muito bem as necessidades do seu público para oferecer conteúdo como também ter a abordagem correta ao interagir com essas pessoas em interações feitas. Lembre-se sempre de seguir os passos acima para lidar com comentários negativos e, assim, manter-se livre de problemas.

Aproveitando que o assunto é Facebook, que tal curtir a nossa página por lá? Assim, você fica por dentro de todas as novidades e dicas estratégicas como essas.


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