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Facebook para empresas: passo a passo para criar uma página

 em Marketing Digital

Não é de hoje que o Facebook se tornou uma excelente ferramenta para os negócios. Muito popular no Brasil desde 2009, essa rede social permite uma interação próxima com os consumidores e uma oportunidade de aumentar o conhecimento da marca.

No entanto, muitos empreendedores ainda possuem dúvidas quanto à utilização correta do Facebook para empresas. Esse é o seu caso? Então aproveite para conferir as principais dicas e etapas para usar essa ferramenta e conquistar ótimos resultados no seu negócio!

Quais os benefícios em utilizar o Facebook para empresas?

Em 2016, a equipe do Facebook divulgou dados interessantes sobre a utilização da plataforma. A pesquisa mostrou que 102 milhões de brasileiros se conectam na rede social todos os meses, mostrando o grande interesse do público e oportunidade para as empresas.

Nessa mesma pesquisa, outro dado importante foi divulgado: 99% das pessoas que utilizam o Facebook afirmam que leem as publicações de marcas. Isso significa que a plataforma é, de fato, um ótimo canal para atrair novos consumidores.

Mas os benefícios do Facebook para empresas não param por aí. Com uma boa presença online é possível encontrar padrões de comportamento do público, traçando boas estratégias de marketing e vendas. Também é possível criar um bom espaço para oferecer o atendimento ao consumidor, estando disponível no local e momento mais agradável a ele.

Qual é o passo a passo para usar a rede social?

Agora que você já identificou os principais benefícios de se utilizar o Facebook para empresas, confira os primeiros passos para entrar nesse mundo de oportunidades:

Perfil vs. fanpage

A primeira dúvida, e que muita gente acaba pecando, é na decisão de criar um perfil ou uma página na rede social. O perfil é interessante para se conectar com amigos. Você pode, sim, usar um perfil para vender seus produtos ou serviços, mas não misture o lado pessoal com o profissional, e o perfil está mais para o pessoal.

Por isso, a criação de uma fanpage ou página, é mais indicada para as empresas. Nesse espaço você deve divulgar o seu negócio, mostrando seus diferenciais, os produtos ou serviços ofertados e as novidades. Todos os potenciais consumidores que curtirem a sua página receberão as suas publicações em destaque.

A escolha do nome

Após optar por criar uma página, surge a dúvida do nome que ela terá. Lembre-se que ela deve representar a sua marca na rede social, então nada mais interessante que manter o nome do negócio.

Aliás, esse é outro ponto que mostra a vantagem da página ao perfil. O Facebook tem algumas regras na escolha do nome do perfil. Você não consegue, por exemplo, criar um nome que se inicia com um número. Já na página isso é possível.

A seleção da imagem

Agora, vamos à escolha da imagem. No Facebook você terá dois campos para adicionar uma boa imagem: na foto principal, pequena, e na capa, uma imagem maior.

A dica é sempre utilizar imagens de boa qualidade, isso transmite profissionalismo à sua marca. Na foto principal, é interessante que você insira a logo da sua empresa, para que todos os contatos tenham a rápida identificação da marca.

Já a foto da capa, como é maior, permite que você mostre um pouco do seu negócio. Pense em algo que os seus clientes verão e terão interesse de acompanhar a página. Esse espaço deve servir como uma primeira chamada, a porta de entrada.

Quais são as melhores práticas no Facebook para empresas?

Agora que você já viu os principais benefícios e os primeiros passos para utilizar o Facebook para empresas, vamos às principais dicas para que você faça uma boa utilização e consiga aumentar a visibilidade da sua empresa.

Crie uma boa comunicação

A primeira dica é criar uma boa comunicação com o seu público. Para isso, é fundamental que você já tenha buscado algumas informações, como o tipo de linguagem utilizada, características e os principais interesses.

A partir desse conhecimento você saberá como se portar nas redes sociais. Se você não se preocupar com isso, pode usar a linguagem incorreta e acabar não sendo compreendido pelos potenciais clientes da sua marca, criando e investindo em ações ineficientes.

Interaja com o público

A segunda dica é interagir com o público, mostrar-se presente e disponível para tirar dúvidas. Alguns gestores acham que só criar uma página já fará com que os números do negócio decolem. Não é assim! Você precisa criar uma boa presença, estar junto aos seus consumidores.

Tenha atenção com o chat, tente responder as mensagens deixadas em tempo hábil e participe das discussões, sempre tentando agregar conhecimento.

Participe de grupos

Os grupos no Facebook são bem interessantes. Normalmente eles são criados sobre alguns aspectos de afinidade, interesses. Com isso você consegue otimizar suas ações e criar um maior engajamento.

Ouça as opiniões

O alcance do Facebook é enorme e quanto mais você se mostrar presente, interagir com o público e postar conteúdos relevantes, mais a sua marca será falada e lembrada. Os usuários podem marcar a sua página em discussões, esperando que você dê a sua opinião. Isso também vale para elogios e até mesmo reclamações!

O importante é ouvir o que o público tem a dizer. Tenha clareza que o Facebook é uma comunicação de mão dupla. Você estará em contato direto com o público e ele também pode expressar a opinião.

Publique conteúdos relevantes

Publicar conteúdos relevantes é praticamente uma regra para utilizar bem o Facebook para empresas. O conteúdo gera engajamento dos usuários com a marca.

Para isso, avalie quais são os assuntos mais interessantes para seu público-alvo. Verifique as principais dúvidas e curiosidades. Publicando conteúdo relevante a sua marca pode se tornar uma referência no assunto, conquistando uma posição de destaque no mercado.

Monitore seus resultados

Por fim, devemos ressaltar que é muito importante que você monitore os resultados de cada estratégia tomada na rede social. Essa ação permite que você entenda melhor o seu público, encontrando padrões no comportamento e possibilitando ações mais eficientes.

Estabeleça alguns indicadores, como o envolvimento de sua rede de contatos com as publicações. Tenha cuidado com algumas métricas, como o número de curtidas. Elas podem ser burladas e acabar te levando a tomar decisões equivocadas!

Vamos utilizar o Facebook para transformar o seu negócio?

Como vimos em nosso artigo, o Facebook para empresas é uma excelente ferramenta. Ele permite que a marca esteja em contato direto com seu público-alvo, identificando e aproveitando grandes oportunidades.

Para isso, analise os primeiros passos para a criação, da escolha de uma página, do nome e das imagens. Depois disso, lembre-se das principais dicas de utilização, criando uma boa comunicação, interagindo com as pessoas, participando de grupos interessantes, ouvindo opiniões, publicando conteúdos e monitorando os resultados.

Seguindo essas dicas, você pode conquistar grandes benefícios, aumentando a visibilidade da marca e atraindo novos clientes. Gostou de conferir os primeiros passos do Facebook para empresas? Então aproveite para baixar o nosso guia completo do marketing para essa rede social e se tornar um expert no assunto!

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