Entenda o que é ROI no marketing digital e como mensurá-lo
Uma das principais vantagens que a internet oferece para as empresas que desejam expandir seus resultados de marketing é, sem dúvida, a possibilidade de monitorar e mensurar a performance de seus investimentos.
São dezenas as métricas disponíveis para esse trabalho, e por isso, entender o significado de cada uma delas é tão importante. Sabendo disso, nós preparamos este post para ajudá-lo a entender qual o papel do ROI no marketing digital, uma das métricas mais importantes para a sua estratégia. Veja só!
O que é ROI?
Assim como tantas outras métricas de marketing digital, ROI é uma sigla para Return On Investment, ou, em português, Retorno Sobre Investimento. É um dos indicadores mais conhecidos entre os profissionais da área e, basicamente, é utilizado para medir qual o retorno obtido pela empresa a partir de um investimento realizado.
É verdade que o ROI pode ser usado em qualquer área da empresa que realize investimentos buscando melhorias, mas, nesse caso, nós vamos nos ater apenas ao papel do ROI no marketing digital. Por conta disso, vamos entender como calcular a métrica levando em consideração apenas as ações realizadas dentro da estratégia de marketing digital.
Qual a importância do ROI no marketing digital?
Empresas de todos os tamanhos têm dois tipos de gastos financeiros: custos e investimentos. O que difere cada um deles é justamente o resultado que eles podem gerar.
O primeiro inclui apenas valores gastos para manutenção da operação, como material de escritório e aluguel. O segundo, por sua vez, inclui os valores gastos para trazer melhorias e mais rentabilidade à organização, como uma campanha de marketing digital.
Partindo desse entendimento, vamos ver que o cálculo do ROI no marketing digital mostra-se como uma das atividades mais essenciais para uma boa gestão da saúde da empresa. Afinal de contas, é o ROI a métrica que vai mostrar se o investimento realmente está trazendo um bom retorno e não apenas aumentando o custo do negócio.
Como calcular o ROI?
Depois de toda essa explicação, você deve estar imaginando que o cálculo do ROI no marketing digital é difícil e complexo. Pelo contrário, é bastante simples. Anote a fórmula aí: basta fazer a subtração da receita obtida no período analisado menos o valor investido, e depois dividir o resultado novamente pelo valor investido.
Para ficar mais simples de visualizar, vamos ver um exemplo. Digamos que sua empresa dedicou, como investimento de marketing digital, em um período determinado, R$ 6 mil. Esse esforço trouxe R$ 21 mil em incremento de receita para a organização.
Aplicando a fórmula que citamos acima, vamos ver que a subtração da receita obtida menos o investimento (R$ 21.000 – R$ 6.000) vai trazer como resultado R$ 15 mil. Dividindo novamente esse valor pelo o que foi investido (R$ 6.000), vamos chegar em um resultado de 2,5. Ou seja, para cada R$ 1 aplicado com investimento, houve um retorno de R$ 2,50.
Com a explicação reunida neste post, fica muito simples entender qual o papel do ROI no marketing digital e de que forma essa métrica pode ser útil para o crescimento do seu negócio. Com a aplicação do ROI no dia a dia da sua empresa, sua estratégia se tornará muito mais eficiente e assertiva.
Seguindo na linha das siglas e termos de marketing digital, continue navegando em nosso blog e compreenda também quais as diferenças entre SEO e SEM!