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Criando anúncios no Instagram: por onde começar?

 em Marketing Digital, Tráfego Pago - Anúncios

O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo, e o Brasil é responsável por boa parte dessa estatística. Atraindo um público mais jovem, é um espaço interessante para empresas explorarem e terem à sua disposição uma forma a mais de chegar a seus potenciais clientes.

Para contar com resultados ainda melhores, você pode começar a veicular anúncios no Instagram. A plataforma suporta alguns formatos de publicidade bastante versáteis, permitindo impactar o perfil de público exato que sua marca deseja dentro dessa rede social.

Como pertence ao Facebook, o Instagram possui as mesmas vastas opções de segmentação que a plataforma de Mark Zuckerberg. Então, você pode usar o apelo do Instagram para o público jovem com a força de um poderoso algoritmo de marketing.

No post a seguir vamos explicar os passos principais para criar um anúncio no Instagram e tirar o máximo proveito desse recurso. Vamos lá!

Por que anunciar no Instagram?

Toda marca precisa ir até onde o seu público está. Senão, você arrisca não ter retorno algum com os seus anúncios. O Instagram é imensamente popular entre a faixa mais jovem da audiência, em especial a feminina. Se a sua marca pretende atingir essas pessoas, então a rede social precisa estar entre os seus planos.

Anunciar no Instagram é uma ótima forma de garantir um bom alcance para a sua publicidade e exibi-la para o público certo. Com esse recurso, você pode aumentar a visibilidade da sua marca e direcionar a audiência para uma página de conversão a partir do próprio aplicativo do Instagram.

Por fim, os anúncios no Instagram são gerenciados pelo Facebook. Ou seja, contam com todos os benefícios que o seu irmão mais velho possui, só que direcionados para a rede social de fotos. Seus diversos recursos, como publicações convencionais e Instagram Stories, contam com espaços para anúncios, trazendo bastante versatilidade para você.

Como planejar a minha campanha?

Dar início a uma campanha sem o devido planejamento é uma receita para desastre. É necessário ter metas bem definidas para que você consiga medir seus resultados e ter certeza de que obteve sucesso. Desse modo, antes de mergulhar no universo dos anúncios do Instagram, você precisa planejar adequadamente a sua campanha. Isso significa considerar seus objetivos, público-alvo e abordagens que serão usadas no Instagram.

Esses objetivos devem estar alinhados com a realidade da sua empresa e o mercado dela. Também é importante levar em conta o perfil do seu público-alvo.O Instagram é bastante atraente para as pessoas mais jovens, mas você precisa definir segmentos específicos de grupos que deseja impactar com os seus anúncios.

Criando um perfil no Facebook Ads

Desde que adquiriu o Instagram, o Facebook passou a gerenciar os anúncios feitos em ambas as redes. Assim, para anunciar no Instagram, sua empresa deve ter uma conta regular no Facebook Ads para acessar o Power Editor, a ferramenta de criação e administração de anúncios nas redes sociais. Por meio do Power Editor, você cria campanhas novas, definindo seus objetivos e criando conjuntos de anúncios referentes a essas campanhas, com data de início e término.

As opções de objetivos são variadas e você pode ter uma noção em nosso guia do Facebook para anúncios, com descrições e dicas de design.

Elaborando o anúncio

Com o tópico anterior, você já sabe que precisa ter uma conta configurada no Facebook Ads para ter acesso à produção de anúncios no Instagram. Essa criação se mostra bastante intuitiva ao acessar a ferramenta, e bem clara quanto ao seu funcionamento, cobranças e configurações.

Ao criar os anúncios da campanha, tenha planejado seu formato: se foto, vídeo ou carrossel (um post com mais de uma foto). Todos devem ter, essencialmente, formato quadrado ou retangular, e tamanho inferior a 10MB para fotos e 30MB para vídeos. A ferramenta de análise de qualidade de anúncios do Facebook tem priorizado imagens com menos de 20% de texto em sua área, e a descrição que acompanha a mídia como legenda do post deve ter até 300 caracteres.

Imagens de boa qualidade, cores marcantes e descrições instigantes, sobretudo com um call to action, são excepcionalmente eficientes para anúncios no Instagram.

Segmentando o público

O nível de segmentação de sua campanha, configurado no Power Editor, é determinante tanto para a definição do orçamento da campanha quanto para a eficiência do alcance do anúncio. Uma segmentação mais ampla, que atinge um público maior, torna o anúncio mais caro. Além disso, corre-se o risco de impactar pessoas que não tenham interesse algum no que sua empresa ofereça. Assim, por razões de economia e de objetividade, procure direcionar a segmentação a um público próximo da persona de seu negócio.

Ainda que o anúncio alcance um público menor, esse público tende a se interessar mais por seu conteúdo e levar um retorno de investimento melhor à empresa.

Escolhendo os formatos

Um dos principais benefícios dos anúncios no Instagram é terem formatos diferentes para você escolher e impactar seu público-alvo, como:

Foto

É o mais conhecido, sendo semelhante a uma publicação convencional do Instagram. A diferença é que você pode inserir um link que leva ao seu site ou uma página de conversão.

Carrossel

Você não precisa se limitar a apenas uma única foto em seus anúncios no Instagram. Que tal criar um carrossel com várias delas? Assim como nos demais formatos, você pode inserir um link de conversão.

Vídeo

Ele aparece na timeline do usuário, como se fosse um post normal. Você pode ter até 60 segundos de conteúdo e inserir um link no rodapé.

Instagram Stories

Uma das últimas grandes novidades do Instagram, os stories renovaram o interesse do público nessa rede social. Você pode inserir o seu conteúdo na rotina de visualização da audiência que é interessante para sua marca, garantindo visibilidade e conversão.

Otimizando anúncios

Durante todo o período em que os seus anúncios estão ativos é importante que você acompanhe o desempenho em tempo real, para que possa fazer os ajustes necessários sem perder tempo e melhorar ainda mais os seus resultados a partir de oportunidades que surgirem.

Isso porque, muitas vezes, poucas adaptações nas legendas ou nas imagens, como variar cores ou incluir hashtags, podem aumentar bastante o desempenho da sua campanha, tudo isso sem perder os resultados que já havia conseguido.

Outra dica para obter sucesso em qualquer iniciativa de marketing é ficar de olho nas tendências e movimentações do mercado. Se surgir alguma oportunidade valiosa, você tem que ajustar a sua campanha adequadamente. Felizmente, isso é possível com a plataforma do Instagram. Você pode fazer isto sempre que desejar na mesma plataforma que criou o anúncio.

Medindo resultados

Medir os resultados de um anúncio no Instagram depende dos objetivos propostos na campanha, e é importante para verificar se a mídia foi eficiente ou deve ser aperfeiçoada. Objetivos como reconhecimento da marca ou engajamento podem ser medidos pela atividade do perfil após o anúncio, como novos seguidores e curtidas em fotos, por exemplo.

Se o objetivo da sua campanha de anúncios no Instagram, por outro lado, é levar o usuário a acessar determinado link, esse link pode ser adicionado ao Power Editor para ser monitorado pelo Google Analytics. Assim, a quantidade mais ou menos desejável de acessos determina o cumprimento do objetivo.

Fazer anúncios no Instagram, portanto, é uma oportunidade que sua empresa tem de utilizar ferramentas desenvolvidas de promoção em mídias sociais, ganhando ainda mais presença no ambiente digital e divulgando o que sua empresa oferece ao público.

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