Como o marketing de conteúdo ajuda a alavancar um negócio?
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficazes para tornar a sua empresa conhecida na internet. Esse modelo de marketing surgiu para se adequar à nova postura do consumidor, que está a cada dia mais exigente e munido de uma diversidade de informações.
No post de hoje, vamos explicar o que é marketing de conteúdo e como aplicá-lo no seu negócio. Confira!
Afinal, o que é marketing de conteúdo?
Apesar de parecer uma estratégia relativamente nova, o marketing de conteúdo surgiu antes mesmo da internet.
Um grande exemplo é a montadora de máquinas rurais John Deere, que, em 1985, começou a publicar periódicos com dicas dedicadas exclusivamente à atividade agrícola. A estratégia foi tão bem recebida pelos clientes que a revista é produzida até hoje.
Hoje, o marketing de conteúdo tem como objetivo a aproximação da empresa com seu público por meio da publicação de conteúdos relevantes e valiosos na internet. Tais conteúdos devem ser capazes de atrair, educar, cativar e converter esses leitores em clientes.
Em outras palavras, a estratégia transforma a empresa em uma fonte de informação e comunicação direta com os consumidores por meio de conteúdos de qualidade. As publicações podem ser em formatos variados, como:
- posts ou textos;
- webinars;
- infográficos;
- e-books;
- vídeos;
- podcasts.
Quais as principais vantagens do marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo, executado de maneira estruturada e bem alinhada às metas do negócio, traz muitas vantagens e bons resultados para a empresa. Com ele, a sua empresa:
- torna-se referência em determinados assuntos e ganha a confiança dos clientes;
- aumenta o reconhecimento de marca e fortalece a presença online;
- atrai tráfego qualificado para o website ou blog, guiando essas leads em todas as etapas do funil de vendas até a conversão;
- lida com menores custos de investimentos em relação às mídias tradicionais;
- possui durabilidade do conteúdo, ou seja, quanto maior for o tempo em que o conteúdo estiver postado, mais pessoas o visualizarão;
- mensura os resultados, pois é possível saber qual foi o canal mais relevante, qual o material que está levando a mais conversões e qual o assunto em que o público se interessa mais.
Como posso implementá-lo na minha empresa?
O marketing de conteúdo vai muito além de simplesmente escrever textos e publicar no blog ou nas redes sociais.
É preciso planejar e saber claramente quais são os resultados almejados — como o aumento do reconhecimento de marca, a geração de leads ou o aumento das vendas.
Na hora de implantar esse modelo de marketing, é importante observar:
- o público-alvo e as personas que se deseja alcançar;
- as necessidades do mercado e como a sua empresa pode ajudar esses clientes;
- a estratégia de conteúdo, juntamente ao calendário editorial e a temas que mais se adequam à persona. É importante manter periodicidade nas publicações;
- a otimização para os mecanismos de buscas (SEO);
- a experiência do usuário, pois é importante entregar ao visitante um website responsivo, em especial para dispositivos móveis.
Por fim, quando alguma pessoa tem dúvidas sobre produtos e serviços, onde ela busca informações? Exatamente, na internet! Portanto, ninguém melhor do que a sua empresa para responder às dúvidas do público, tornando o marketing de conteúdo a ferramenta ideal para esse propósito.
Diante desse potencial de interação com os clientes e a geração de ótimos resultados, é essencial a contratação de uma agência de publicidade especializada em marketing digital.
Será possível garantir o sucesso da estratégia com a assessoria de profissionais experientes para a elaboração do planejamento e a execução da melhor forma possível.
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