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Afinal, como o Google AdWords funciona?

 em Tráfego Pago - Anúncios

Uma das maneiras mais eficazes de investir em publicidade online é veiculando anúncios pagos. Hoje, o maior representante desse mercado é o Google, que oferece esse serviço por meio da ferramenta Google AdWords. Mas você sabe como o Google AdWords funciona?

No post de hoje, vamos explicar o que é o AdWords, como funciona e quais são as maiores vantagens que ele traz para o seu negócio. Acompanhe!

O que é o Google AdWords?

O AdWords é o sistema de publicidade do Google. Com ele, os anunciantes podem criar e gerenciar campanhas que serão veiculadas nas pesquisas do Google (Rede de Pesquisa) ou em sites parceiros (Rede de Display).

A maior parte dos anúncios aparece nos resultados de busca do Google e são conhecidos como links patrocinados. Esses links são exibidos para os usuários de acordo com as palavras-chave usadas para fazer uma pesquisa.

Como o Google AdWords funciona?

Leilão de palavras-chave

Para que o seu anúncio comece a aparecer no Google, é preciso escolher as palavras-chave para as quais você quer aparecer e determinar quanto você está disposto a pagar pelo clique nesse anúncio. Esse valor será o seu CPC (custo por clique) máximo.

Além desse valor, o Google avalia a qualidade do seu anúncio, a qualidade da página de destino do anúncio e os CPCs máximos dos concorrentes para determinar o posicionamento do seu link.

É importante destacar que você não pagará mais que o CPC máximo por um clique. Normalmente, dependendo da sua classificação no leilão, você pagará menos que esse valor.

Antes de escolher para qual palavra-chave oferecer um lance, é bastante útil fazer uma pesquisa no Google Trends, uma ferramenta do Google que oferece estatísticas de pesquisa de determinados termos durante algum tempo.

Considere a popularidade da palavra-chave eleita ao longo do tempo antes de investir em anúncios com ela.

Tipos de redes

Os anúncios do AdWords podem aparecer em diversos lugares que compõem a chamada Rede do Google, dividida em Rede de Pesquisa e de Display.

A Rede de Pesquisa envolve as pesquisas no Google, Google Maps, Google Shopping, e outros. Ao optar por exibir seu anúncio na Rede de Pesquisa, ele será exibido como link patrocinado em buscas da palavra-chave leiloada, em destaque em relação a outros resultados.

Já a Rede de Display utiliza recursos visuais e envolve Blogger, Gmail, YouTube e milhares de sites parceiros. Um anúncio da Rede de Display aparece em banners de páginas que abordem assuntos relacionados à palavra-chave eleita.

A Rede de Display também é utilizada para veicular anúncios de remarketing, quando um usuário visita um produto no site de uma empresa, ou inicia uma compra e não a finaliza, e o produto é exibido novamente como anúncio em um momento posterior.

A intenção é que o usuário seja lembrado do produto e novamente atraído à página, seja para pesquisar mais ou para concluir a compra.

Cobrança pelos anúncios

Apesar de a cobrança por CPC ser a mais comum, o AdWords também dá a opção de pagar por cada 1000 visualizações (CPM, ou custo por mil impressões) do anúncio ou cada vez que você conseguir uma conversão dentro do seu site (CPA, ou custo por aquisição).

Quais as maiores vantagens do Google AdWords?

Atingir pessoas propensas a virarem clientes

Como você pode escolher para quais palavras-chave seu anúncio vai aparecer, a probabilidade de alcançar pessoas que realmente possam se interessar pelo seu produto/serviço é bem alta.

O trabalho aqui é selecionar os termos que mais tenham relação com o seu negócio e tenham a capacidade de atrair mais clientes.

Vale sempre lembrar a importância de criar uma boa impressão para o público no momento da pesquisa. Pesquisas no Google têm sido cada vez mais o primeiro passo de uma jornada de compra.

A consolidação dessa prática recebeu o nome de Zero Moment of Truth (ZMOT; Momento Zero da Verdade).

Isso incentivou que agências de marketing assumissem uma nova postura na promoção de empresas, focando na primeira impressão que passam, facilitando que sejam encontradas através do SEO e tornando os resultados de pesquisa mais atraentes. Empregar o AdWords é excepcional para construir uma boa primeira impressão.

Pagar apenas se seu anúncio for clicado

Com o sistema de CPC do AdWords, você só paga pelos cliques no anúncio. Se o seu anúncio for exibido, mas o usuário não clicar, você não pagará por isso.

Aparecer nos primeiros resultados do Google

Já que os anúncios aparecem primeiro na página de resultados de pesquisa do maior site de busca do mundo, investir no AdWords pode dar uma enorme visibilidade para a sua empresa.

Que tipos de anúncios o Google AdWords possibilita?

Tendo falado sobre como o AdWords pode ser uma ferramenta útil, chegou a hora de falar como utilizá-la, especificamente quais anúncios ela permite que sua empresa faça.

Ao todo há cinco tipos relevantes, que descreveremos a seguir.

Rede de Pesquisa com exibição em Display

O tipo mais abrangente e indicado na página do AdWords para negócios em geral. Permite a criação de uma só campanha, com orçamento único, para exibição nos espaços disponibilizados pela ferramenta: a Rede de Pesquisa e Rede de Display.

Apenas Rede de Pesquisa

Esse tipo e o seguinte, “Apenas Rede de Display” possuem uma vantagem em relação ao anterior: permitem verificar qual das redes traz melhor desempenho na campanha da empresa. Assim, é possível que se adéque os investimentos em um meio e outro conforme o desempenho, e se aperfeiçoe o conteúdo das campanhas conforme couber.

O anúncio disponível em Rede de Pesquisa é interessante para modelos de negócio que ofereçam soluções imediatas ao problema do cliente em potencial, como lojas ou prestação de serviços mais simples.

Apenas Rede de Display

Acompanhando a vantagem de mensuração de dados que os anúncios de Rede de Pesquisa oferecem, os de Rede de Display contribuem com campanhas de um modo diferente.

Os banners de Rede de Display são bem importantes para gerar conhecimento da marca em meio a seu público, pois estarão presentes em páginas de assuntos semelhantes que o potencial cliente visite.

Além disso, se sua empresa possui um e-commerce, é importante implementar anúncios de Rede de Display para ações de remarketing, como explicamos enquanto falávamos sobre como o AdWords funciona.

Google Shopping

Ao cadastrar os produtos de sua loja no Google Shopping, eles aparecem como resultados em destaque, já com preço e nome da loja junto. Isso permite uma rápida comparação de preços entre concorrentes e acesso direto à página do produto na loja que o oferece.

Anúncios no YouTube

Podem ser exibidos de três formas:

  • trueview in-stream: anúncios em pequenos vídeos exibidos antes, durante ou após o vídeo principal;
  • trueview video discovery: o vídeo promovido aparece como relacionado ou como resultado da pesquisa pelo vídeo principal;
  • bumper: vídeos de curta duração exibidos antes do vídeo acessado.

Ao conhecer como funciona o Google AdWords, percebe-se claramente como se trata de uma excelente ferramenta para criar ótimas primeiras impressões de sua empresa e aumentar, substancialmente, sua visibilidade.

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