Como eliminar as barreiras de geolocalização com o marketing digital?
Direcionar a sua publicidade para o público certo é essencial para o seu sucesso. Graças à evolução da tecnologia, hoje é possível qualificar ainda mais a audiência que você consegue atingir. Por meio da união entre geolocalização e marketing, você pode criar anúncios focados apenas em quem mora ou está passando por determinada região.
Trata-se de uma possibilidade altamente valiosa para diversos tipos de empresa. Com isso, você pode garantir que somente quem realmente tem chances de visitar o seu estabelecimento verá o seu anúncio. Não serão desperdiçados recursos com uma audiência que não iria converter. Isso é essencial para qualquer estratégia de marketing.
Pensar em geolocalização e marketing significa aproveitar uma informação estratégica, que é a localização do usuário, para entregar a ele um conteúdo direcionado. Ele terá muito mais chances de se interessar pela sua mensagem porque estará no local certo.
Quer algumas ideias para se inspirar? Veja a seguir alguns cases de geolocalização e marketing:
General Electric
No lançamento de um aparelho de ar condicionado controlado pelo smartphone, a General Electric desenvolveu uma campanha de geolocalização e marketing focada em atingir o público certo: aquele prestes a passar por um período de calor intenso.
Para isso, a empresa segmentou sua publicidade para duas cidades que se encaixavam nesse critério, segundo os boletins de meteorologia: Boston e Nova York. Os potenciais consumidores receberam um SMS com a previsão do tempo e um link para adquirir o produto no site da General Electric.
O case mostra como é importante levar em consideração os critérios corretos ao escolher os locais impactados pela sua campanha. Nesse caso, o que foi decisivo era a meteorologia, apontando os locais mais quentes como estratégicos.
LG
A empresa estava prestes a lançar um novo modelo de smartphone cujo destaque era a qualidade superior da câmera frontal. Toda sua publicidade era direcionada aos selfies, portanto, pretendia atingir o público mais jovem.
Usando a geolocalização, a campanha conseguia impactar pessoas dentro desse perfil que estivessem em lojas de telefonia em shoppings de São Paulo e Rio de Janeiro. Afinal, estavam bem próximos do produto.
Esse case mostra como a geolocalização não precisa e nem deve ser o seu único método de segmentação. Aqui, também foi usada a faixa etária do público como critério.
Home Depot
A união entre geolocalização e marketing não tem que ser pensada apenas em termos de cidades e bairros. Na verdade, pode ajudar o seu potencial cliente a encontrar seus produtos dentro do seu estabelecimento. Foi assim que a rede de lojas Home Depot fez.
Por meio de um aplicativo, a Home Depot oferece mapas detalhados para os seus consumidores navegarem em suas lojas. Como costumam ser grandes, o sistema traz um serviço de utilidade ao mesmo tempo em que potencializa as suas vendas.
O foco está em gerar uma experiência superior ao cliente por meio da tecnologia. Com o app, ele pode selecionar o que pretende comprar antes de entrar na loja e já obtém um guia completo para chegar até seus itens.
Viu só como a união entre geolocalização e marketing pode trazer excelentes resultados para você? Agora é o momento de avaliar as suas necessidades e as características da sua marca para começar a elaborar o seu planejamento. Utilize a força da tecnologia para qualificar a sua audiência e atingir somente quem tem perfil para se tornar seu cliente.
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