O que é chatbot? Tire aqui suas dúvidas!
Que tal agilizar os atendimentos da sua empresa, aumentar a satisfação dos seus clientes e oferecer possibilidades inovadoras como serviços? Tudo isso está ao seu alcance: basta começar a trabalhar com o que há de mais moderno no progresso tecnológico. Você sabe o que é chatbot?
Trata-se de um robô programado para interagir com o seu público da maneira que você determinar. Ou seja, ele é capaz de realizar um atendimento tal qual uma pessoa de verdade para tirar dúvidas, oferecer produtos e serviços ou até notificar seus clientes a respeito de informações importantes.
Atualmente, plataformas como Facebook Messenger e Telegram suportam chatbots, permitindo que a sua empresa utilize esses canais para atender o público. Além disso, é possível implementar um sistema de chat no seu próprio site para aproveitar esse recurso.
Quais as vantagens de usar chatbots?
Cada vez mais as empresas se veem diante do dilema de aumentar a eficiência e diminuir gastos. Uma maior satisfação dos clientes no momento do atendimento pode ser decisiva para possíveis recompras. Se o pós-venda não funciona, dificilmente aquele público vai retornar.
Apesar de facilitarem o processo de atendimento, os chatbots não substituem completamente as pessoas dessa área. Na verdade, são capazes de desafogar bastante a demanda para que gente de carne e osso possa lidar com problemas mais complexos que exigem atenção.
Em diversas áreas, certos casos podem ser resolvidos com rapidez por um sistema como o de um chatbot. Portanto, não faz sentido que o público fique esperando até um atendente ficar livre para lhe dar atenção. Trata-se de usar seus recursos de forma mais inteligente para garantir o que o seu cliente precisa.
Quais as melhores práticas de uso de chatbots?
Para obter bons resultados, é necessário configurar corretamente as características do seu chatbot. Isso significa dar a ele um discurso compatível com o seu público-alvo e configurá-lo para oferecer os serviços adequados ao público. Depois de tudo isso, faça testes para se certificar de que todas as possibilidades estejam funcionando.
Como qualquer sistema interativo, o chatbot precisa ser configurado tendo em mente o uso que será feito dele. Seu foco deve ser uma experiência do usuário de qualidade, tornando fácil e rápido o acesso às informações desejadas. Se o seu chatbot não entende expressões comuns ou não oferece menus simples, ele deve ser revisto.
A etapa de planejamento das funções do chatbot não deve ser apressada. É necessário levar em consideração quais são os tipos de pedidos mais frequentes de atendimento e buscar maneiras de automatizá-los. Seu chatbot precisa ser capaz de acessar os dados de que seus clientes necessitam e oferecer os caminhos adequados para isso.
Comece já a usar chatbots em sua empresa
Ao conferir todos esses benefícios, fica clara a necessidade de trazer um chatbot para trabalhar pela sua empresa. Será possível proporcionar atendimentos com muito mais qualidade ao seu público ao mesmo tempo em que a satisfação dele aumenta conforme o contato com sua marca melhora.
Lembre-se da importância de implementar corretamente o conceito em sua empresa. Não basta apenas saber o que é chatbot e implementá-lo: é necessário contar com a melhor abordagem para obter os resultados que você deseja.
Quais vantagens dos chatbots parecem mais atraentes para você? Conte nos comentários!