4 canais de comunicação que você precisa estar presente
Com todo o progresso tecnológico dos últimos anos, surgiram novos meios para aproximar as pessoas das empresas. Assim, em todos os mercados é esperado poder ter canais de comunicação eficazes, que possibilitam aos clientes tirar dúvidas e resolver problemas.
Uma empresa pode ter produtos atraentes e preços competitivos, mas dificilmente conseguirá se sustentar no mercado se não contar com bons meios de atendimento. Isso significa, basicamente, usar as ferramentas adequadas para aproveitar esse recurso.
Para sempre oferecer uma boa experiência ao seu público, você precisa garantir que os melhores canais de comunicação sejam utilizados pela sua equipe. Além disso, é essencial que os atendentes responsáveis estejam devidamente qualificados para trazer soluções.
Mas, afinal, como garantir tudo isso? Veja, a seguir, os 4 canais de comunicação em que a sua empresa deve estar presente!
1. Redes sociais
As pessoas se acostumaram a buscar a atenção das empresas nas redes sociais quando querem fazer críticas, pedir ajuda ou enviar elogios. Por isso, plataformas como Twitter, Facebook, Instagram e quaisquer outras onde seus clientes estiverem inseridos devem ser consideradas como canais de comunicação de alta importância para a sua marca.
Além de responder contatos, você deve ficar de olho em possíveis menções à sua marca ou produtos. A partir daí, pode iniciar interações com o público e resolver os problemas dele. Isso te permite aumentar consideravelmente o grau de satisfação dessas pessoas ao lidar com a sua empresa.
2. E-mail
Apesar de todo o apelo das redes sociais, muita gente ainda prefere buscar a atenção das empresas por e-mail. Então, você precisa ter uma equipe capaz de lidar com esse canal de comunicação, como oportunidade de proporcionar um atendimento de qualidade.
Como se trata de um modo menos imediato de comunicação, o segredo para a eficiência aqui está em contar com um formulário de contato que permita o envio de bastante informação. Assim, o seu time contará com todos os dados que necessita para ajudar o cliente desde o início.
3. Telefone
Um dos canais de comunicação mais tradicionais, o telefone ainda deve fazer parte do seu elenco de ferramentas para que seja possível proporcionar um atendimento eficaz aos clientes.
Nesse sentido, capacite suficientemente os seus atendentes para que consigam resolver os problemas de quem liga.
Além disso, uma boa estrutura de atendimento ao telefone também envolve facilitar o contato do público com a informação de que ele necessita. Então, tenha menus eletrônicos que sejam intuitivos e objetivos.
4. Chat online
Por fim, esse canal de comunicação permite ao seu cliente interagir em tempo real com a sua equipe, a partir do seu próprio site. E, como o seu site deve servir como um grande agregador de informações sobre os seus produtos e serviços, nada melhor do que contar com um bom canal de atendimento também, não é?
Enfim, tendo em vista a importância de cada um desses canais de comunicação, você já tem tudo o que precisa para começar a planejar as suas ações!
Ao oferecer mais meios para os seus clientes entrarem em contato com a sua empresa — e terem uma boa experiência fazendo isso —, você aumenta as suas chances de satisfazê-los. Basta treinar adequadamente sua equipe e integrar todos esses meios.
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