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Branding digital: como adotá-lo sem abandonar o offline?

 em Marketing de Conteúdo

O conceito de branding envolve todas as etapas da “criação de uma marca”, desenvolvendo aspectos como identidade visual, culturas, valores transmitidos e uma série de outros fatores.

Com um cenário completamente transformado pela tecnologia, surge um novo nome no marketing digital: o branding digital.

Como funciona essa nova forma de fazer branding? Vale a pena investir somente no digital? Como fica o marketing tradicional? Para responder a essas questões, elaboramos o conteúdo a seguir. Confira!

O que é o branding digital?

O branding digital é como chamamos a construção da marca voltada para o ambiente digital. Isso significa que os recursos tecnológicos são utilizados de maneira a passar a essência de uma marca para o seu público.

Como funciona essa estratégia?

Basicamente, após ter “criado a marca” (tendo definido a cultura e os valores) são estabelecidas as ações de marketing digital, definidos os canais digitais, o tipo de conteúdo, a linguagem, a adequação da identidade visual à internet, a padronização da comunicação visual nos diferentes canais etc.

Quais são as vantagens?

Hoje em dia, as marcas têm menos controle do que é falado sobre elas na internet. As pessoas compartilham conteúdos, comentam, modificam, tudo isso sem sair da frente de seu computador.

Em um cenário de interatividade com o público e competitividade entre a publicidade de marcas no meio digital, investir em branding é vital. Destacamos abaixo algumas das principais vantagens.

Credibilidade

Ao aplicar estratégias de branding voltadas para o meio digital as marcas ganham mais credibilidade. Qualquer um pode estar na internet, mas somente se destacam os que adquirem a confiança do consumidor.

Visibilidade

Existe uma série de meios digitais. Ao identificar os meios de mais afinidade com a identidade da marca e com o público a visibilidade aumenta, pois os pontos de contato como websites, redes sociais e blogs serão selecionados e utilizados de maneira eficaz.

Alcance

A cobertura da internet abrange a maior parte das regiões, sendo assim o brasileiro está sempre conectado, seja pelo computador ou por um dispositivo móvel. Um branding digital bem trabalhado pode conseguir um alto alcance de público.

Relacionamento

O consumidor quer se relacionar, e faz parte do branding o tipo de relacionamento que a marca tem o com cliente. Veja o exemplo da Netflix, que responde aos comentários dos usuários no Facebook em primeira pessoa (como se fosse uma amiga). Isso desperta nas pessoas uma sensação de carinho pela marca.

E o offline, como fica?

Trabalhar com o digital é muito eficiente, mas não devemos deixar de mencionar a importância da estratégia offline de branding. De fato, on e off devem “caminhar juntos”, pois ambos são essenciais para a reputação, força e percepção de marca.

A estratégia no desenvolvimento de branding digital deve considerar a identidade da marca, o público-alvo, identificar os principais canais e o tipo de mensagem e, por fim, trabalhar em conjunto com as ações offline, pois a integração de ambas gera melhores resultados.

Conseguiu entender um pouco mais sobre o branding digital? Então saiba por que contratar uma agência de marketing digital é tão importante!

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