Branding digital: como adotá-lo sem abandonar o offline?
O conceito de branding envolve todas as etapas da “criação de uma marca”, desenvolvendo aspectos como identidade visual, culturas, valores transmitidos e uma série de outros fatores.
Com um cenário completamente transformado pela tecnologia, surge um novo nome no marketing digital: o branding digital.
Como funciona essa nova forma de fazer branding? Vale a pena investir somente no digital? Como fica o marketing tradicional? Para responder a essas questões, elaboramos o conteúdo a seguir. Confira!
O que é o branding digital?
O branding digital é como chamamos a construção da marca voltada para o ambiente digital. Isso significa que os recursos tecnológicos são utilizados de maneira a passar a essência de uma marca para o seu público.
Como funciona essa estratégia?
Basicamente, após ter “criado a marca” (tendo definido a cultura e os valores) são estabelecidas as ações de marketing digital, definidos os canais digitais, o tipo de conteúdo, a linguagem, a adequação da identidade visual à internet, a padronização da comunicação visual nos diferentes canais etc.
Quais são as vantagens?
Hoje em dia, as marcas têm menos controle do que é falado sobre elas na internet. As pessoas compartilham conteúdos, comentam, modificam, tudo isso sem sair da frente de seu computador.
Em um cenário de interatividade com o público e competitividade entre a publicidade de marcas no meio digital, investir em branding é vital. Destacamos abaixo algumas das principais vantagens.
Credibilidade
Ao aplicar estratégias de branding voltadas para o meio digital as marcas ganham mais credibilidade. Qualquer um pode estar na internet, mas somente se destacam os que adquirem a confiança do consumidor.
Visibilidade
Existe uma série de meios digitais. Ao identificar os meios de mais afinidade com a identidade da marca e com o público a visibilidade aumenta, pois os pontos de contato como websites, redes sociais e blogs serão selecionados e utilizados de maneira eficaz.
Alcance
A cobertura da internet abrange a maior parte das regiões, sendo assim o brasileiro está sempre conectado, seja pelo computador ou por um dispositivo móvel. Um branding digital bem trabalhado pode conseguir um alto alcance de público.
Relacionamento
O consumidor quer se relacionar, e faz parte do branding o tipo de relacionamento que a marca tem o com cliente. Veja o exemplo da Netflix, que responde aos comentários dos usuários no Facebook em primeira pessoa (como se fosse uma amiga). Isso desperta nas pessoas uma sensação de carinho pela marca.
E o offline, como fica?
Trabalhar com o digital é muito eficiente, mas não devemos deixar de mencionar a importância da estratégia offline de branding. De fato, on e off devem “caminhar juntos”, pois ambos são essenciais para a reputação, força e percepção de marca.
A estratégia no desenvolvimento de branding digital deve considerar a identidade da marca, o público-alvo, identificar os principais canais e o tipo de mensagem e, por fim, trabalhar em conjunto com as ações offline, pois a integração de ambas gera melhores resultados.
Conseguiu entender um pouco mais sobre o branding digital? Então saiba por que contratar uma agência de marketing digital é tão importante!