Afinal, o que são KPIs no Marketing Digital?
Tomar decisões baseadas em achismos e crenças pode gerar sérios prejuízos para um negócio. Afinal, em um cenário competitivo e economicamente instável, é preciso prezar pela segurança de cada ação tomada para otimizar os recursos e aproveitar as oportunidades. Nesse sentido, é fundamental que você saiba o que é um KPI e sua importância.
Neste artigo, falaremos sobre o papel dos indicadores para as empresas e mostraremos como eles devem ser utilizados no marketing digital. Confira!
O que é um KPI?
KPI (Key Performance Indicators) representa os principais indicadores de um empreendimento. Em outras palavras, são as métricas que ajudam a demonstrar o desempenho de um negócio e como as ações tomadas estão gerando resultados.
Imagine que você estabeleceu uma meta de aumentar as vendas da sua loja virtual em 15% nos próximos 2 meses, impulsionando anúncios nas redes sociais. Ao final do primeiro mês, como saber se esse investimento está trazendo os resultados esperados?
Se você não estabelece os indicadores que o ajudarão a identificar o desempenho das estratégias, cada tomada de decisão será baseada em achismos e crenças, o que cria uma grande margem de erro.
No exemplo que citamos, bons KPIs seriam:
- faturamento da empresa no período de análise;
- número de pedidos;
- número de itens vendidos;
- ticket médio;
- tráfego na loja virtual;
- número de novos clientes;
- entre outros.
Esses indicadores permitem que você entenda melhor os efeitos da ação tomada e verifique se elas estão levando ao objetivo traçado.
Qual é a importância de utilizar o KPI?
Como dissemos, o KPI serve como base para as tomadas de decisão. Com eles, cada ação será direcionada por resultados. Criando uma boa análise de KPI e um histórico, sua equipe será capaz de identificar tendências e comportamentos, aproveitar melhor as oportunidades e corrigir erros em tempo hábil.
Utilizando os indicadores, também é possível estimar o comportamento futuro do seu negócio, além de reconhecer as principais estratégias que funcionam com o seu público-alvo.
Quais são os principais KPIs no marketing digital?
Agora, vamos mostrar os principais KPIs utilizados no marketing digital:
Tráfego no site
O tráfego no site diz quantas pessoas estão visitando o ambiente online da empresa. Com mais visitantes, maior a chance de efetuar vendas.
Utilizando os recursos online, várias ações podem gerar um tráfego maior ao site, tais como: criar e divulgar conteúdo relevante, ser ativo nas redes sociais, patrocinar anúncios no Google AdWords e otimizar o site para a busca orgânica.
Taxa de conversão
A taxa de conversão avalia o número de pedidos em relação ao tráfego no site. Esse indicador é obtido a partir de um cálculo bem simples, que é mostrado na sequência:
Taxa de conversão (%) = (número de pedidos/número de visitantes no site) x 100
ROI
No início do nosso artigo, citamos um exemplo de estratégia de impulsionamento de anúncios nas redes sociais. Pois bem, o ROI representa o retorno desse investimento, mostrando se valeu a pena ou não essa ação. O cálculo se faz da seguinte forma:
ROI (%) = [(Retorno do investimento – total de investimento da ação)/total de investimento da ação] x 100
CAC
No marketing digital, diversas ações para atrair consumidores e aumentar as vendas são possíveis. Cada uma dessas estratégias representa um valor investido e um retorno. Nesse contexto, o CAC representa o custo de aquisição de novos clientes. Vamos ao cálculo:
CAC = total de investimento feito na estratégia/número de novos clientes gerados
Vamos embasar as decisões em resultados?
Como você viu até aqui, o KPI é uma excelente ferramenta para manter uma boa gestão do seu negócio. Esses indicadores ajudam a acompanhar o desempenho dos planos traçados, identificando os grandes potenciais e ajudando na priorização.
Mostramos os principais indicadores que são utilizados, mas você pode adicionar outros à sua lista. Identifique quais métricas podem ajudar a sua equipe a alcançar os objetivos e crie um plano de acompanhamento.
Seguindo essas dicas, suas decisões serão baseadas em resultados e o seu negócio será mais sólido, com um futuro promissor. Agora que você já viu o que é o KPI e entendeu sua importância, confira como escolher e produzir conteúdos para 4 canais online!