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8 dicas práticas para atender os seus clientes mais rápido

 em Marketing Digital

A agilidade para atender é um dos fatores mais importantes para conquistar clientes. Quando o consumidor se sente ignorado pela empresa, é provável que ele nunca mais procure o estabelecimento e, no pior dos casos, ele será capaz de espalhar sua frustração a todos. Portanto, é preciso criar meios de atender os clientes mais rápido.

Devido à popularização das plataformas digitais, criou-se o conceito de SAC 3.0 nas empresas. Esse termo é utilizado para definir o relacionamento com os clientes por meio de diversos canais, em especial as redes sociais. Com isso, as marcas conseguiram uma proximidade maior com os consumidores utilizando uma linguagem simples e ficando mais acessíveis.

Quer conhecer as principais ações e ferramentas para sua empresa atender os clientes mais rápido? Continue lendo e confira!

1. Treine a sua equipe

Investir em treinamentos deve ser uma das suas principais preocupações, pois muitos problemas são evitados com alguns gestos simples por parte de seus funcionários. Mesmo que você veja que um cliente não pode ser atendido naquele momento, é necessário dar uma satisfação — e um atendente bem treinado fará isso.

2. Tente centralizar seu atendimento

Centralizar não quer dizer que você terá só uma pessoa fazendo o seu atendimento, mas que terá uma plataforma pra gerenciar seu atendimento onde todos os seus atendentes irão seguir um protocolo ou script de atendimento. Isso irá evitar que informações relevantes não deixem de ser passadas ao seu futuro cliente. Atenção! Ter um script ou protocolo de atendimento não quer dizer que esse atendimento deverá ser robotizado, afinal, pessoas gostam de falar com pessoas.

3. Utilize uma linguagem simples

Seja direto e evite linguagem técnica que o seu cliente não irá entender. Busque primeiro responder todos os questionamentos dos seus prospects e só depois busque passar informações adicionais que julgue relevante para tomada de decisão.

4. Adquira um software de CRM

Os programas de CRM (Costumer Relationship Management), conhecidos como Gestão de Relacionamento com o Cliente, são capazes de armazenar diversos dados dos seus clientes e gerar relatórios. Então, ao utilizar um software de CRM, você ganha agilidade e oferece atendimento personalizado.

Fizemos um post inteiro falando só sobre CRM, talvez você se interesse em saber mais.

5. Tenha um chat on-line

Se a sua empresa tem um site, uma boa dica é instalar um chat. Ao contrário do atendimento presencial, no chat on-line cada atendente pode conversar com mais de uma pessoa ao mesmo tempo, otimizando o trabalho. Também é mais cômodo para o consumidor do que utilizar o e-mail. Alguns sites já disponibilizam plugins para que você leve seu cliente diretamente para o Whatsapp.

6. Considere utilizar um chatbot

Principalmente nas empresas grandes, que precisam atender centenas de pessoas todos os dias, o chatbot é de grande ajuda. A diferença entre o chatbot e o chat on-line é que, no primeiro caso, utiliza-se um sistema de inteligência artificial. Dessa forma, você garante que todos sejam atendidos rapidamente.

7. Esteja presente nas redes sociais

Como dito no início, as redes sociais se tornaram essenciais para o atendimento aos clientes. Poucas pessoas procuram o telefone e e-mail das empresas, atualmente. Logo, você deve estar sempre presente nessas mídias para se comunicar com os usuários. Caso contrário, é possível que sua reputação seja afetada nos sites de reclamação.

8. Crie um número de WhatsApp exclusivo para a sua empresa

Ainda existem muitas pessoas que utilizam o número pessoal para conversar com os clientes no WhatsApp — e isso pode ser um problema. Quando você cria um número exclusivo para a empresa, você sabe que as mensagens que chegam são importantes. Ao misturar as coisas, é possível perder tempo vendo mensagens irrelevantes ou deixar dar atenção a quem precisa.

Portanto, para atender os clientes mais rápido nem sempre é necessário um investimento grande. Muitas vezes, por meio de algumas ações e ferramentas simples, consegue-se um resultado satisfatório. Desse modo, sua reputação não é afetada e você aumenta a carteira de clientes.

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